Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
8.0
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
8.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 02 de Março de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura promove encontro com integrantes da Coopera Fartura

Integrantes da Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura enfrentam dificuldades com a falta de separação de materiais na coleta seletiva


Prefeitura promove encontro com integrantes da Coopera Fartura

Na quinta-feira (18/02), foi promovida na Chácara Municipal, a primeira reunião do ano com os integrantes da Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura).

O prefeito Luciano Filé esteve no encontro, agendado pela coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Eliana Bergamo. Nesta oportunidade, foram tratados assuntos referentes à coleta seletiva, como coleta de materiais recicláveis em área urbana e rural, assim como a triagem e comercialização desses materiais. 

Os integrantes da Cooperativa relataram dificuldades com a falta de separação desses materiais, já que recebem diariamente grande quantidade de resíduos orgânicos, como papel higiênico, animais mortos, restos de comida ou até mesmo materiais contaminantes, como máscaras.

Neste sentido, a coordenadora elencou como prioridade a necessidade de desenvolvimento de ações educativas para que ocorra a conscientização da população quanto à importância da separação adequada dos resíduos orgânicos e recicláveis. 

Eliana sugeriu que a Cooperativa contrate mais um sócio cooperado que possua formação em áreas próximas da Educação Ambiental, de maneira que as atividades sejam realizadas em tempo integral, com eficiência e afinco. 

“Tal cooperado poderia realizar atividades em escolas, comércios, instituições ou mesmo em residências, porta a porta”, explica Eliana. A coordenadora lembrou que se os resíduos forem separados corretamente, menor será a chance de contaminação dos materiais recicláveis. 

“Desta forma seria reduzida a perda, como rejeito, diminuindo o volume de recicláveis que são dispostos nas valas do Aterro Municipal e redução de vida útil deles, o que permitirá também a melhoria da renda dos cooperados”, enfatiza Eliana. 

Durante o encontro também foi ressaltada ainda, a importância de se agregar ao grupo, catadores que vêm trabalhando na informalidade, quando da saída de algum membro da entidade, visto previsões das legislações vigentes.

Foram apresentadas pela Cooperativa diversas dificuldades que a entidade enfrenta com relação à estrutura do local de trabalho, como a falta de calçamento da área de disposição, que acaba sujando os recicláveis em períodos com chuva, levando a perda de muito material que poderia ser reciclado. Também foi informado a falta do refeitório e de banheiros, dentre outros problemas. 

O prefeito Luciano Filé explicou a necessidade de regularizar a área em que se encontra a Central de Triagem para posteriores investimentos e, que esta demanda, já estava entre suas prioridades. “Também buscaremos recursos para melhorar as condições de trabalho e de operação”, frisou o prefeito. Filé destacou seu respeito com relação ao trabalho desenvolvido pelos associados em prol do meio ambiente. “Para nossa gestão, é uma das principais prioridades”, concluiu o chefe do Poder Executivo.

288 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:32:17

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.