Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 22 de Abril de 2021

Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente orienta moradores quanto ao uso das Lixeiras (PEV)

Moradores da área rural devem depositar somente materiais recicláveis, de difícil decomposição, nas lixeiras localizadas em pontos específicos da zona urbana e rural; resíduos orgânicos devem ser utilizados para compostagem, gerando adubo. Para a retirada

As lixeiras, também conhecidas como Ponto de Entrega Voluntário (PEV), são uma forma de atender a população rural com a coleta de resíduos recicláveis. De acordo com a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, os moradores da área rural devem ficar atentos ao descarte adequado de resíduos. Os materiais orgânicos podem ser usados para compostagem, gerando matéria orgânica e adubo. Os materiais recicláveis, que são de difícil decomposição, devem ser depositados nessas lixeiras, que estão instaladas em pontos específicos da zona rural e urbana, para beneficiar o maior número de farturenses residentes e facilitar o trabalho do setor de coleta, que necessita separar o lixo.

Fartura conta com, aproximadamente, 20 pontos de entrega voluntária de recicláveis, que estão espalhados pelo território do município, entre os bairros Barra Seca, Barra Mansa, Lajeado, Taquara Branca, Triunfo, Pinheirinho, São Caetano, Caieiras e Areias. Alguns desses pontos estão instalados nas entradas de núcleos urbanos isolados.

As lixeiras mais próximas do perímetro urbano estão localizadas nos bairros Pinheirinho, Barra Grande e São Caetano, as quais recebem a coleta seletiva, diariamente, pelo setor do Meio Ambiente, junto aos catadores da Cooperativa “Coopera Fartura”. “Devido à falta de conscientização de alguns moradores, que descartam irregularmente outros tipos de resíduos, também temos que fazer uma limpeza, todos os dias, no entorno dessas lixeiras”, explica a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto.

A Pasta orienta sobre os materiais recicláveis que devem ser depositados nas lixeiras que são: plástico, papel, papelão, vidro bem armazenado e óleo de cozinha em garrafas pet. Não podem ser armazenados nestas lixeiras, entulho, galhos, animais mortos, lixo de sanitário ou de cozinha. “A Coordenadoria espera contar com a colaboração de todos os moradores de Fartura”, enfatiza Nanúbia.

Para mais informações, os farturenses devem entrar em contato com a Coordenadoria, pelo e-mail: agricultura@fartura.sp.gov.br ou telefone (14) 3382-1792.

Carlos Kim, do Setor de Limpeza e Nanúbia, engenheira ambiental