Fartura, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Quinta-feira, 06 de Maio de 2021

Fartura realiza Atividade de Densidade Larvária para vistoria de imóveis

Objetivo é quantificar a infestação de mosquitos Aedes Aegipty e criadouros de dengue e outras arboviroses

Fartura realiza Atividade de Densidade Larvária para vistoria de imóveis

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Fartura atualiza a população sobre os casos de dengue até 04/05/2021. Foram contabilizados oito casos, onde quatro foram positivos, sendo três positivos autóctones e um positivo importado. Quatro notificações foram descartadas. Durante o mês de maio, está em andamento a ADL (Atividade de Densidade Larvária) no município.

A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade, de forma amostral, realizada por meio de sorteio pelo sistema, onde o próprio programa escolhe as casas a serem vistoriadas. A ação tem como objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes, quais os principais tipos de criadouros, quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas do aedes aegypti, transmissor das arboviroses: dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Devido à pandemia da Covid-19, a busca pelas larvas ocorreu apenas nas áreas externas dos imóveis, por motivos de segurança dos servidores e dos munícipes, conforme orientações do Ministério da Saúde. Portanto, os índices encontrados provavelmente seriam maiores, caso a fiscalização fosse realizada de forma completa nos imóveis.

Orientação

A prefeitura de Fartura reforça a importância de os munícipes vistoriarem seus imóveis, pelo menos uma vez por semana, para remover a água parada dos recipientes, colocando-os em local coberto para que não retenham água da chuva.

Nos casos de recipientes que não podem ser removidos, como ralos e vasos sanitários, é recomendado colocar detergente ou água sanitária para que a larva do mosquito não consiga sobreviver no local.

Caso o munícipe queira armazenar água da chuva, deverá manter o recipiente coberto, bem vedado, ou com uma tela milimétrica, sem que existam aberturas, para que a fêmea do vetor não tenha acesso, evitando que ela coloque seus ovos ali.