Fartura, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Sexta-feira, 25 de Junho de 2021

Atenção: Moradores devem atualizar vacinas de rotina e colocar em dia as cadernetas de imunização

Coordenadoria de Saúde de Fartura faz alerta à população para que procure pelas aplicações disponíveis na rede de Saúde do município, com imunizantes incluídos no Calendário Nacional de Vacinação

Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. Visando conscientizar os moradores sobre a necessidade de atualizar as vacinas de rotina e colocar as cadernetas de imunização em dia, a Coordenadoria de Saúde de Fartura fez um alerta à população para que sigam o Calendário Nacional de Vacinação.

O dia 9 de junho marca o Dia Nacional da Imunização. Criada para reforçar e lembrar o importante papel das vacinas na prevenção de doenças, ganhou ainda mais importância e relevância em tempos de pandemia, nos anos de 2020 e 2021. A queda na cobertura vacinal no Brasil neste período, graças à pandemia da Covid-19, com isolamento, poucas pessoas foram aos postos de Saúde. Apesar do termo "vacina" ter se tornado a esperança do mundo no período, ela é uma tecnologia antiga, que surgiu há mais de mil anos, na China. No Brasil, existiu resistência na primeira metade do século XIX até sua implantação como política de saúde pública - resistência e preconceito que se pode ver até mesmo hoje, por parte de pequenos grupos de pessoas que têm receio de se usar qualquer vacina, mesmo contra a Covid-19.

Desta forma, a Coordenadoria de Saúde pede que, apesar da crise sanitária, os moradores farturenses se atentem às demais imunizações. Com as campanhas de vacinação, foi possível a controle e até mesmo a erradicação de diversas doenças como a varíola, poliomielite, sarampo e caxumba. O Brasil oferece vacina gratuita para toda a sua população. Para se ter uma ideia, são 45 imunizantes disponibilizados na rede básica, para faixas etárias distintas.

O coordenador de Saúde de Fartura, Luís Renan de Oliveira, enfatizou que doenças tão graves quanto a Covid-19 afetam o sistema imunológico e podem causar graves problemas e sequelas. “Todas as unidades de Saúde do município trabalham efetivamente nas demais imunizações”, explica Renan. Os moradores podem procurar as ESFs no período da manhã, até às 10h30. “É obrigatória apresentação da carteirinha de vacinação”, lembra Renan.

Campanha Gripe

A equipe frisa que está sendo realizada Campanha da Vacinação contra a Gripe, das 8h às 10h30, em todas as unidades de Saúde. A 3ª fase da vacinação é destinada às pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A Saúde Farturense informa que este público que os moradores que ainda não foram imunizados podem procurar as equipes, já que apenas 41,8% da população, de um grupo estimado em 6.764 pessoas, receberam as doses.

Vacinação em adolescentes

Fartura contabiliza também baixa adesão das vacinas destinadas aos grupos adolescentes, principalmente quanto ao HPV para meninas de 9 a 14 anos de idade, incluindo segundas doses; HPV para meninos de 11 a 14 anos, especialmente segundas doses e ACWY, para meninos e meninas de 11 e 12 anos completos. “Esperamos que aumente a adesão às vacinas deste grupo tão importante. Pedimos aos pais que compareçam em nossas unidades unidades com os filhos o mais rápido possível”, conclui Renan.