Fartura, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Sexta-feira, 02 de Julho de 2021

Saúde atualiza informações sobre a vacinação contra a gripe, imunização de rotina e doses antiCovid

Profissionais da saúde são homenageados pela prefeitura no Dia do Hospital, celebrado no dia 2 de julho

A Coordenadoria de Saúde de Fartura está convocando os moradores que ainda não se imunizaram contra a Gripe: H1N1; H3N2 e Influenza B, para que compareçam a uma das unidades de Saúde do município.

Locais de vacinação:

•       Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli

•       ESF Bela Vista

•       ESF Vila de Fátima

•       ESF São Caetano.

O público alvo desta fase da campanha é formado por:

•       pessoas com 60 anos ou mais

•       pessoas com comorbidade entre 6 e 59 anos

•       pessoas com deficiência permanente entre 6 e 59 anos

•       gestantes e puérperas (deu à luz nos últimos 45 dias)

•       crianças de 6 meses a 5 anos

•       profissionais da saúde

•       profissionais da educação básica e superior

•       caminhoneiros

•       membros das forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros)

•       membros da Forças Armadas

•       trabalhadores do transporte rodoviário

Todos devem levar documento de identificação com foto e carteirinha de vacinação, das 8h às 10h30, de segunda a sexta-feira.

Os profissionais de saúde, educação ou segurança, devem apresentar um comprovante de que pertence a uma destas categorias.

Vale ressaltar que as pessoas que já tomaram a vacina da Covid-19 devem levar o cartão onde consta a aplicação para comprovação do intervalo necessário de 15 dias entre as vacinas.

A Coordenadoria de Saúde informa que a vacina é trivalente, ou seja, composta por duas cepas, do tipo A e tipo B. O encerramento da campanha está previsto para o dia 9 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9400.

Vacinação de rotina

A Coordenadoria de Saúde pede que, apesar da crise sanitária, os moradores farturenses se atentem às demais imunizações. Com as campanhas de vacinação, foi possível a controle e até mesmo a erradicação de diversas doenças como a varíola, poliomielite, sarampo e caxumba. O Brasil oferece vacina gratuita para toda a sua população. Para se ter uma ideia, são 45 imunizantes disponibilizados na rede básica, para faixas etárias distintas.

O coordenador de Saúde de Fartura, Luís Renan de Oliveira, enfatizou que doenças tão graves quanto a Covid-19 afetam o sistema imunológico e podem causar graves problemas e sequelas. “Todas as unidades de Saúde do município trabalham efetivamente nas demais imunizações”, explica Renan. Os moradores podem procurar as ESFs no período da manhã. É obrigatória apresentação da carteirinha de vacinação.

Fartura contabiliza também baixa adesão das vacinas destinadas aos grupos adolescentes, principalmente quanto ao HPV para meninas de 9 a 14 anos de idade, incluindo segundas doses; HPV para meninos de 11 a 14 anos, especialmente segundas doses e ACWY, para meninos e meninas de 11 e 12 anos completos.

Vacinação antiCovid

Os moradores de 50 a 59 anos de idade que deixaram o nome na lista de espera e foram agendados, serão imunizados neste sábado, 3 de julho, contra a Covid-19.

A vacinação continua para o grupo etário de 40 anos de idade, na próxima segunda-feira, 5 de julho, no período da tarde, no Centro de Saúde. No decorrer da semana, a Coordenadoria de Saúde divulgará nova grade com o próximo grupo elegível, segundo o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Botucatu (GVE).

Dia do Hospital

No Brasil, o Dia do Hospital é celebrado em 2 de julho. Mas o Dia Mundial do Hospital é comemorado em 14 de julho, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, temos dois importantes dias para debater sobre um assunto de extrema relevância para a sociedade.

Em Fartura, os moradores contam com a Santa Casa de Misericórdia, que se torna um para quem luta para sobreviver. Lá são tratadas todas as urgências do município, de forma humanizada. A Prefeitura agradece aos profissionais de Saúde por toda dedicação com os moradores.