Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Terça-feira, 10 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agosto Dourado: conheça os benefícios do aleitamento materno para a formação dos dentes

A amamentação é considerada a mais natural e desejável forma de alimentação infantil, no que diz respeito aos aspectos fisiológicos e psicológicos


Agosto Dourado: conheça os benefícios do aleitamento materno para a formação dos dentes

A encarregada de Saúde Bucal do município de Fartura, Kesia Nochelli, orienta os moradores sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios para a formação dos dentes, devido ao mês “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

De acordo com Kesia, a alimentação durante o primeiro ano de vida é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da criança. “O aleitamento materno é considerado o mais natural e desejável método de alimentação infantil, no que diz respeito aos aspectos fisiológicos e psicológicos”, cita. 

Segundo ela, a amamentação representa o fator inicial do bom desenvolvimento dento-facial, favorecendo a obtenção de uma oclusão dentária normal e, consequentemente, futura mastigação correta. A importância do aleitamento materno também se destaca no desenvolvimento de uma unidade funcional normal, isto é, de um perfeito equilíbrio neuromuscular dos tecidos que envolvem o aparelho mastigatório.

“O bebê que mama no peito da mãe recruta os músculos certos para o desenvolvimento craniofacial adequado”, acrescenta. Este procedimento conduz interação das funções de sucção, deglutição e respiração; ajuda no desenvolvimento da musculatura da face; favorece a defesa imunológica; reduz o risco de mortalidade infantil; ajuda na manutenção de uma coloração saudável da pele; contribui para uma curva de peso mais regular; ajusta a temperatura corporal e melhora a digestão.

Kesia explicou, ainda, que as crianças com menor tempo de aleitamento materno exclusivo desenvolvem, com maior frequência, hábitos orais nocivos, como chupeta e sucção digital, e possuem sete vezes mais risco de adquirir esses hábitos, quando comparadas com as crianças aleitadas no seio materno.

No ato da amamentação, ela informou que o número de sucções durante a mamada pode variar de 5 a 30 por minuto, mas a cada duas ou três sucções a criança inspira, deglute e expira, podendo ser observados três aspectos fundamentais, estimuladores do crescimento e desenvolvimento facial: respiração exclusiva pelo nariz, mantendo e reforçando o circuito de respiração nasal; intenso trabalho muscular realizado quando o bebê morde, avança e retrai a mandíbula, fazendo com que todo o sistema muscular, principalmente os músculos masseteres, temporais e pterigoideos, adquiram o desenvolvimento e o tônus musculares e os movimentos protrusivos e retrusivos mandibulares, realizados diversas vezes ao dia, exercitam ao mesmo tempo as partes posteriores dos meniscos e superiores das articulações têmporo-mandibulares, obtendo como resposta o crescimento póstero-anterior dos ramos mandibulares e, simultaneamente, a modelação do ângulo mandibular, fazendo com que a mandíbula se encontre em posição ideal para a erupção dos dentes.

“A criança estimula um exercício físico contínuo que propicia o desenvolvimento da musculatura e da ossatura bucal, proporcionando o desenvolvimento facial harmônico. Isso direciona o crescimento de estruturas importantes, como seio maxilar, para respiração e fonação, desenvolvimento do tônus muscular e crescimento anteroposterior dos ramos mandibulares, anulando o retrognatismo mandibular”, destaca a encarregada de Kesia.

Para concluir, Kesia diz que “além disso, o ato de mamar no seio materno impede alterações no sistema estomatognático, a saber: prognatismo mandibular, musculatura labial superior hipotônica, musculatura labial inferior hipertônica, atresia de pálato, interposição de língua e atrésia do arco superior, e evita maloclusões, como mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior e aumento de sobressalência”.

365 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 16:08:18

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.