Fartura, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021

Centro de Saúde promove roda de conversa com gestantes em alusão ao “Agosto Dourado”

Evento, aberto ao público, acontecerá na próxima sexta-feira, 20 de agosto, às 9h30, com a presença de Isabela Ferreira Dealis, advogada, doula e consultora em aleitamento materno

A equipe do Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli, de Fartura, promoverá na próxima sexta-feira, 20 de agosto, às 9h30, uma roda de conversa com gestantes em celebração ao “Agosto Dourado”, que é dedicado à conscientização e importância do aleitamento materno.

O evento contará com a presença de Isabela Ferreira Dealis, advogada, doula e consultora em aleitamento materno.

A encarregada do Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli”, Amanda Guerra, explicou que o encontro com as gestantes servirá como uma consultoria em aleitamento materno; para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

A enfermeira informou que o “Agosto Dourado” tem como objetivo aumentar e estimular as ações relacionadas ao tema. Esta pratica é uma questão de saúde pública, que exige esforço e investimento social. A equipe lembra que é dever de todo cidadão proteger a amamentação materna, uma responsabilidade compartilhada.

A a medida é fundamental para garantir saúde, bem estar e sobrevivência das crianças e suas famílias. O órgão cita, ainda, que a amamentação, quando praticada de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementada com alimentos apropriados até os dois anos de idade ou mais, é de extrema importância para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças na infância e idade adulta.

Evidências científicas já comprovaram que o aleitamento proporciona melhor desenvolvimento infantil, com elevação no nível intelectual nas crianças. Para incentivar essa prática, a mãe deve ter acesso às informações corretas e adequadas sobre o aleitamento natural, sobre os riscos dos leites artificiais e as vantagens da amamentação no fortalecimento do vínculo mãe-filho e na prevenção da violência.

A OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam: iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; amamentação exclusiva, ou seja, a criança recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; que a amamentação aconteça sob livre demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; não usar mamadeiras e chupetas para evitar o desmame precoce.