Fartura, quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Terça-feira, 14 de Setembro de 2021

Saúde farturense realiza Caminhada de Conscientização em Prol da Vida

Ação acontece na próxima quinta-feira (16) a partir das 15h30; postos de saúde e Farmácia Municipal estarão fechados desde o horário de início do evento organizado pelos profissionais da área

Saúde farturense realiza Caminhada de Conscientização em Prol da Vida

A equipe de funcionários da Coordenadoria de Saúde de Fartura promoverá na próxima quinta-feira, 16 de setembro, uma Caminhada de Conscientização em Prol da Vida, em razão do “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

Segundo a Pasta, o trajeto terá início no Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli” até a Praça Nove de Julho, a partir das 15h30. Os postos de saúde e a Farmácia Municipal estarão fechados desde o horário de início do evento.

O coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, comentou que se trata de uma caminhada simbólica que visa o fortalecimento das equipes, além de conscientizar os moradores.

De acordo com ele, é mais um passo para projetos que ainda estão por vir. O coordenador também informou que a equipe lançará um questionário interno para saber como está a saúde dos funcionários da área e novas ações estão sendo programadas neste sentido.

“Nossa meta é cuidar dos profissionais para que cuidem bem dos pacientes”, destaca.

Sobre

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

No Brasil, o "Setembro Amarelo" é a campanha que marca o mês dedicado ao tema. A campanha foi criado por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é "Agir salva vidas".

No Brasil, todos os dias, cerca de 32 pessoas cometem suicídio. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Um estudo feito pelo CVV apontou que, para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente.

UFM - 2021