Fartura, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Administração - Terça-feira, 08 de Fevereiro de 2022

Tem início atividades do Grupo Escoteiro Pérola do Vale

Escotismo é conhecido por ajudar a moldar jovens auxiliando na sociedade e praticando o bem

Tem início atividades do Grupo Escoteiro Pérola do Vale

O Grupo Escoteiro Pérola do Vale-504/SP, de Fartura, iniciou as atividades no dia 22 de janeiro, na sede da Organização de Serviços e Atendimento ao Adolescente Farturense (OSAAF), no município. Crianças e jovens de Fartura e também da região fizeram a pré-Inscrição on-line e estão sendo chamados para conhecer por um dia, as atividades desenvolvidas. A implantação conta com apoio da Prefeitura.

É a primeira vez que a maioria tem contato com o Escotismo e, enquanto as crianças fazem as atividades com os chefes-escotistas, que são voluntários que participam dos cursos de formação da União dos Escoteiros do Brasil, os pais conversam e esclarecem todas as dúvidas sobre o Movimento Escoteiro.

Até o dia 12 de fevereiro, o Grupo fará esta série de atividades iniciais. Posteriormente, serão chamados os que gostaram e desejam participar, assumindo o compromisso de frequência semanal, aos sábados, ingressando na sequência variada de atividades progressivas, que caracterizam o Método Escoteiro no Brasil e no mundo.

Segundo o voluntário e presidente do Grupo, Marcus Vinicius Garbelotti, a adesão das famílias farturenses foi fantástica. “Estamos muito animados com a procura e interesse em participar, mas neste primeiro momento, não poderemos atender a todos. As inscrições definitivas irão respeitar a data de pré-inscrição, conforme consta nos formulários preenchidos”, destaca. Ele acrescenta: “à medida que mais voluntários se interessarem e cumprirem os cursos de formação, o grupo poderá acolher mais crianças, adolescentes e jovens”.

Chefe Marcus explica que o grupo atua com trabalho voluntário de adultos e segue as regras de segurança da União dos Escoteiros do Brasil, disponibilizando as vagas de acordo com a idade e organizado por Ramos, que são as subdivisões, sendo: Ramo Lobinhos: de 6 a 10 anos; Ramo Escoteiro: 10 a 15 anos; Ramo Sênior: 15 a 18 anos e Ramo Pioneiro, de 18 a 21 anos.

Abrem-se vagas também com a progressão etária, que ocorre quando uma criança completa a idade e “passa” para o outro Ramo, liberando a vacância na subdivisão que concluiu. Em Fartura, o Ramo Lobinho conta com 24 vagas para crianças; o Ramo Escoteiro tem 32 vagas e o Ramo Sênior, que acolhe jovens de 15 a 18 anos, com 24 vagas.

Cada Ramo tem ao menos um adulto responsável, o chefe escotista, além de seus auxiliares, que elaboram as atividades e, para isso, passam por treinamentos específicos e constantes. “Tivemos a procura de jovens de 18 e 20 anos e a chefe responsável pelo Ramo Sênior tem a formação necessária para também atuar com jovens nesta idade, que corresponde ao Ramo Pioneiro”, explica Marcus.

O Grupo Escoteiro Pérola do Vale ressalta que os pais são fundamentais para o crescimento do Escotismo na cidade e que podem ajudar de diversas formas e de acordo com suas habilidades. A diretora financeira, Cássia Oliveira, afirma que: “nem todos os pais precisam assumir o compromisso de ajudar todos os sábados”. Segundo ela, aos poucos, as famílias podem doar um pouquinho do tempo disponível, para cozinhar em um acampamento, participar de uma ação comunitária ou preparar o material necessário para alguma atividade. “Toda ajuda é bem-vinda”, enfatiza Cássia.

Pela animação dos chefes do Grupo, o Escotismo veio para ficar em Fartura e região. E logo será normal encontrarmos pela cidade crianças e jovens uniformizados fazendo o seu “Melhor Possível” e estando “Sempre Alerta” para o desenvolvimento de suas habilidades e, assim, impactar positivamente a sociedade.