Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Terça-feira, 10 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fartura está em alerta contra a Dengue; 44 casos já foram notificados

Total de 30 positivos coloca funcionários da Saúde em alerta. No ano de 2018, Fartura enfrentou surto da doença, chegando a mais de 200 positivos. Marilisa disse que Fartura possui infestação dos mosquitos hospedeiros da doença, porém lembrou que só trans


Fartura está em alerta contra a Dengue; 44 casos já foram notificados

A Coordenadoria de Saúde de Fartura divulgou que 44 casos de Dengue foram notificados no município no ano de 2022. Deste total, 30 são positivos, 27 são positivos autóctones e três positivos importados, além de 14 terem sido descartados. A equipe de Combate e Controle de Vetores e Endemias é composta pela enfermeira Marilisa Garcia, supervisor Evandro Garcia e visitadora Paula Regiane.

O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do mosquito. A Pasta lembra que devido à pandemia da Covid-19, a busca pelas larvas ocorreu apenas nas áreas externas dos imóveis, por motivos de segurança dos servidores e dos munícipes, conforme orientações do Ministério da Saúde. 

No entanto, novamente as campanhas estão sendo planejadas pela Coordenadoria de Saúde. Um mutirão está sendo organizado, em conjunto com as equipes do Meio Ambiente e Coleta Seletiva, para vistoriar imóveis e levar orientações. 

 

Atendimento aos suspeitos e cuidados

A enfermeira Marilisa divulgou que todas as unidades de Saúde do município, estão atendendo a moradores com sintomas de Dengue, durante o horário de funcionamento dos postos.  A equipe responsável realiza os bloqueios, nas residências onde são detectados os casos positivos.

A Prefeitura de Fartura orienta que os munícipes vistoriem os imóveis pelo menos uma vez por semana para remover os criadouros, retirando água parada dos recipientes, colocando-os em local coberto para que não retenham água da chuva. Nos casos de recipientes que não podem ser removidos, como ralos e vasos sanitários, é recomendado colocar detergente ou água sanitária para que a larva do mosquito não consiga sobreviver naquele local.

Caso o munícipe queira armazenar água da chuva, deverá manter o recipiente coberto, bem vedado, ou com uma tela milimétrica, sem que haja aberturas para que a fêmea do vetor não tenha acesso e evitando, assim, que ela coloque seus ovos ali.

 

Surto de 2018 e sintomas

No ano de 2018, Fartura enfrentou surto de casos de dengue, chegando a mais de 200 positivos. Os sintomas são parecidos com os de Covid-19, como febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. 

444 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 18:07:02

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.