Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Saúde de Fartura recomenda que moradores usem máscaras em ambientes fechados

Coordenadora de Saúde explica que devido às baixas temperaturas, é maior a circulação de agentes infecciosos

Saúde de Fartura recomenda que moradores usem máscaras em ambientes fechados

Mesmo não sendo obrigatório no município de Fartura, a Coordenadoria de Saúde, orienta que os moradores sigam usando as máscaras em ambientes fechados. A coordenadora Marcela Salles, explica que com as baixas temperaturas, algumas doenças infectocontagiosas, como a Covid-19 e a gripe, tendem a aparecer com mais frequência. “Isso porque alguns fatores contribuem para maior circulação dos agentes infecciosos causadores dessas patologias”, divulga.

“Temperaturas mais frias fazem com que as pessoas em ambiente de trabalho ou escolar, fiquem mais próximas e fechem as portas e janelas, o que favorece a circulação dos vírus”, explica Marcela. É importante ressaltar que a máscara e o distanciamento social são as principais medidas recomendas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do coronavírus.

Fartura segue as determinações do Governo de São Paulo, que suspendeu a obrigatoriedade, na maioria dos lugares, no mês de março deste ano. Segundo o Decreto de número 4.049, de 18 de março de 2022, o uso de máscaras em Fartura, é obrigatório nas unidades de Saúde; no transporte coletivo de alunos das escolas das redes municipal e estadual, assim como transporte de universitários e munícipes em tratamento de saúde e nas viagens intermunicipais de transporte de passageiros realizadas pela Prefeitura.

Marcela lembra que pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação por Covid-19, durante o período de transmissão ou que apresentem sintomas gripais, também devem usar máscara. “É importante também que os moradores usem o álcool em gel, que é mais um aliado nesta época mais fria do ano”, esclarece.