Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quarta-feira, 05 de outubro de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento das 08:00 às 17:00.

Quar
05/10
Poss. de Pancadas de Chuva
Máx 26 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0
Quin
06/10
Chuva
Máx 26 °C
Min 16 °C
Índice UV
11.0
Sext
07/10
Instável
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
11.0
Sáb
08/10
Predomínio de Sol
Máx 25 °C
Min 12 °C
Índice UV
11.0

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 14 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tem início força-tarefa para limpeza e reflorestamento das matas ciliares do Ribeirão Fartura

Por meio de parceria entre os municípios de Fartura e Taguaí, teve início no sábado, 11 de junho, o projeto de limpeza e reflorestamento de matas ciliares do Ribeirão Fartura, que interliga as duas cidades. De acordo com a engenheira ambiental, Nanúbia Ba


Tem início força-tarefa para limpeza e reflorestamento das matas ciliares do Ribeirão Fartura

Por meio de parceria entre os municípios de Fartura e Taguaí, teve início no sábado, 11 de junho, o projeto de limpeza e reflorestamento de matas ciliares do Ribeirão Fartura, que interliga as duas cidades. De acordo com a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, o primeiro passo foi a identificação dos pontos mais poluídos do rio. O biólogo Giliardi Marinho, de Taguaí, também participou e ambos recolheram resíduos sólidos abandonados às margens do ribeirão. 

Nanúbia informou que a ação é muito importante, já que o Ribeirão Fartura, assim como os demais ribeirões do município, vem sofrendo há anos, com a falta da preservação de suas matas ciliares. “Na maior parte da extensão, não possui a metragem mínima exigida pelo Código Florestal, que é 30 metros de cada lado e, isso acarreta diversos problemas, como erosão de duas margens, que leva ao assoreamento do ribeirão, diminuindo assim, sua profundidade”, esclarece a engenheira. 

Segundo a profissional, a falta de preservação das margens, também facilita no carreamento de lixo para dentro das águas, poluindo-a e trazendo prejuízos imensos à vida aquática. O Ribeirão Fartura, possui mais de 40 Km de extensão, abrange dois municípios, tendo suas nascentes no município de Taguaí e sua foz na Represa de Chavantes. Nanúbia explica que o rio atende diversos usos da água, como abastecimento público de Taguaí; disposição de esgoto tratado de Taguaí e de Fartura, dessedentação de animais, irrigação de plantações, além da preservação da vida aquática.

“Diante de toda a sua importância, decidimos unir forças à Taguaí, para dar início ao projeto de recuperação”, informa Nanúbia. A engenheira ambiental conta que a 1ª etapa consistiu na identificação das condições atuais e na rápida limpeza do lixo encontrado durante a visitação. “A seguir, será realizado um cronograma de etapa com Mutirão de Limpeza, dos pontos com maior concentração de lixo”, enfatiza. Nanúbia lembra que a maior parte dos lixos identificados não são descartados diretamente nos ribeirões, no entanto, são carregados junto com as águas pluviais, por meio do descarte nas cidades e se acumulam em pontos do rio que possuem obstáculos, como galhos de árvores.

A 2ª etapa, será o reflorestamento das margens. “Será promovida uma mega ação em parceria com a Prefeitura de Fartura, onde diversos quilômetros de área receberão a limpeza e, posteriormente, adequação das matas ciliares”, destaca. Nanúbia lembra que o descarte irregular de resíduos à beira dos rios e córregos, provoca transbordamentos e polui os cursos d´água. “Sendo assim, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente”, conclui. 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 3,89

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/09/2022

Portal atualizado em: 05/10/2022 18:15:52

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.