Fartura, quarta-feira, 17 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Assistência Social - Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022

De forma lúdica, 140 idosos aprendem sobre Estatuto da Pessoa Idosa

De forma lúdica, 140 idosos aprendem sobre Estatuto da Pessoa Idosa

Cerca de 140 integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI), cadastrados pela Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, de Fartura, que compõem os grupos “Girassol” e “Anos Dourados”, participaram, de 10 de agosto a 1º de setembro, do Projeto intitulado “(Re)Conhecendo Meus Direitos”. O projeto foi criado pela estagiária Ana Letícia Gabriel, graduanda em Serviço Social pela UniFSP. No total, os grupos são compostos por 3 homens e 137 mulheres.

O Projeto foi apresentado em dois encontros com cada grupo e teve como objetivos, divulgar os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa; entender qual a autopercepção do idoso sobre o envelhecimento e o conhecimento da pessoa idosa sobre seus direitos na sociedade; e discutir sobre a importância dos direitos e suas expressões no cotidiano desta população.

Dentre as atividades desenvolvidas nos encontros, estavam um jogo de Tabuleiro, que apresentava cartas com afirmativas sobre o Estatuto em questão, onde os participantes analisavam para verificar se eram falsas ou verdadeiras. "Muitos idosos possuem pouco, ou nenhum conhecimento sobre seus direitos então, buscamos com o projeto, desenvolver o conhecimento deste público sobre o envelhecimento, seus direitos fundamentais e como acessá-los, para que possam lutar ativamente para suas efetivações" apontou a estagiária.

“Tivemos um resultado incrível, os idosos já estão procurando os direitos, inclusive estão indo até o CRAS para solicitar a Carteirinha do Idoso, foi muito recompensador ver a alegria delas em conhecer os direitos e se unir para discutir sobre os temas”, destacou o coordenador de Bem-Estar Social e Promoção, Luís Ricardo Leme, o Caco.

#AssistênciaSocial #Idosos #CCI #Fartura #PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente