Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

Dia da Abelha e Dia dos Animais: Fartura lembra importância da preservação

Dia da Abelha e Dia dos Animais: Fartura lembra importância da preservação

Nos dias 3 e 4, comemoramos o Dia da Abelha e o Dia dos Animais, respectivamente. As abelhas são insetos de grande importância econômica e para o meio ambiente. São responsáveis pela polinização de quase três quartos das plantas produtoras de alimentos do mundo, também pela diversidade genética das plantas, chamada de polinização cruzada, que resulta em variedades mais resistentes a pragas e doenças.

As abelhas também mantem a biodiversidade no planeta, além de serem os únicos animais produtores de mel, alimento rico em açúcares (glicose e frutose) e carboidratos.  Diariamente, uma abelha passa por cerca de 50 mil flores, em busca de néctar e pólen, sendo capaz de produzir no máximo cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam colher o néctar de pelo menos cinco milhões de flores.

O desaparecimento das abelhas se deve em parte às mudanças climáticas, pois são muito sensíveis a mudança de temperatura, pelo aumento do uso de defensivos agrícolas, introdução de novas espécies fora de seus habitats.

Já o Dia dos Animais foi criado para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados, tanto com os animais domésticos, quanto com os animais selvagens. A extinção de espécies animais leva ao desequilíbrio da fauna silvestre, refletindo em todo meio ambiente, inclusive na vida humana.

A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura recebe os animais silvestres feridos no município e encaminha para o Hospital Veterinário da UNESP Botucatu para tratamento e posterior soltura à natureza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (14) 9.9748-5576.

#PMVA #Prefeitura #Fartura #CuidandoDaNossaGente #MeioAmbiente #Animais #Abelhas