Fartura, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Educação - Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022

Desafiador, reflexivo e tocante: IV Café Literário da Escola Monsenhor José Trombi emociona plateia

Os dias 17 e 18/11 foram marcados em Fartura, pelo IV Café Literário da Escola Monsenhor José Trombi. Trata-se de uma ação realizada pela professora Miriam Calisto, da Sala de Leitura, com apoio da equipe gestora, em parceria com professores da escola, PROATEC e colaboradores, dentre eles a Coordenadoria de Cultura de Fartura.

Neste ano o trabalho foi desenvolvido juntamente com a professora Bárbara de Oliveira, do componente de Eletiva; professor de Geografia: Eraldo Guilherme Richter; professora de Arte: Sílvia Gomes Bezerra; professora de História: Silene Giane Mendes; professor de Filosofia e Sociologia: Marcelo Del Nóbile; professora de Língua Portuguesa: Flávia Eunice Ribeiro, professoras contribuintes, Maria do Rosário e Cláudia Almeida e professores da área de Linguagens que integram a equipe da escola.

Em sua sexta edição, o Projeto trouxe a temática antirracista proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de socializar ações desenvolvidas pela Unidade Escolar para trabalhar as competências socioemocionais, as habilidades previstas no Currículo e promover o cumprimento da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio.

Planejado com novo formato, dessa vez a culminância do Café Literário aconteceu em dois momentos, nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira). Na quinta, com o evento principal, que contou com a participação de toda a comunidade escolar, convidados, professores que atuam na Diretoria de Ensino e a presença mais esperada pela plateia, o renomado escritor Júlio Emílio Braz, autor de 191 obras e ganhador dos prêmios Jabuti e Austrian Children Book Award.

Para a ocasião especial, na primeira parte, os estudantes e demais participantes prepararam diferentes apresentações de dança, música, poema, relato pessoal, discurso de empoderamento e explanação de leituras e pesquisas referentes aos seguintes livros: Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, Olhos d’água, de Conceição Evaristo, Clara dos Anjos, de Lima Barreto e Pretinha eu? de Júlio Emílio Braz. A equipe recebeu Isabel Marcondes, seu filho João Vitor e Kaique, artistas do grupo de rap NaMente Mc’s, que abrilhantaram a noite com uma linda apresentação.

Após a primeira parte da grandiosa noite cultural, todos puderam visitar os stands das obras estudadas, para aprender mais sobre elas e degustar comidas típicas do contexto apresentado no enredo das histórias. Tudo foi preparado com muito esmero para recepcionar familiares, amigos, convidados, patrocinadores e colaboradores do Projeto. Ao final, todos que lá estiveram puderam levar para casa uma lembrancinha confeccionada pelos próprios estudantes. Também houve a oportunidade de conhecer o escritor convidado e adquirir exemplares autografados.

No dia seguinte, a programação foi estendida para outras escolas do município, com a finalidade de propiciar aos estudantes convidados o acesso à mostra referente aos livros trabalhados e às palestras realizadas pelo professor Alexandre Mazetto Vieira e pelo escritor. Assim, além dos estudantes da unidade, outros jovens farturenses participaram da agenda temática, que contou com a presença de Júlio Emílio Braz durante os dois períodos de sexta-feira.

A equipe agradeceu à escola Coronel Marcos Ribeiro pela parceria, salientando que foi uma honra recebê-los. Estende os agradecimentos ao coordenador de Cultura, Bruno Souza, por apoiar o trabalho, reconhecer a importância de desenvolver a pauta antirracista na escola e incentivar as ações.

Manifestou o apreço pelos patrocinadores da Art Cópia, Stillus Vidros, JC Móveis e La Bella Arte & Gastronomia, que prontamente se dispuseram a colaborar. Externou carinho e satisfação em receber os convidados especiais, professores integrantes da Diretoria de Ensino: Alexandre Mazetto Vieira, Daiane Eloísa dos Santos, Daniele da Cunha Silva, Cibele Tucunduva Alves Scacheti e a diretora do Núcleo Pedagógico – NPE, professora Mylene Bérgamo Villas Boas.

“Parabenizamos nossos queridos estudantes pela dedicação e pelo empenho durante a realização do evento e somos agradecidos a todos que contribuíram para o êxito do Café Literário”, destaca Miriam Calisto. “Toda nossa gratidão pela grande e notável parceria dos familiares e responsáveis que não mediram esforços em colaborar para o sucesso desse memorável Projeto, que demonstrou, mais uma vez, como é valioso trabalhar de forma colaborativa e harmônica”, conclui.