Amanhã (7) acontece mais um Mutirão de Papanicolau no ESF Vila Nossa Senhora de Fátima

Saúde - Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021


Amanhã (7) acontece mais um Mutirão de Papanicolau no ESF Vila Nossa Senhora de Fátima

O mês de outubro é conhecido pelos cuidados direcionados à saúde da mulher. Com isso, a Coordenadoria de Saúde, por meio do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nossa Senhora de Fátima, promove já nesta quinta-feira, 7 de outubro, mais um Mutirão de Papanicolau. 

O público alvo é formado por mulheres de 17 a 65 anos de idade. A equipe informa que as moradoras podem ir até o ESF das 13h às 19h. Para realização do exame é necessário levar o RG, CPF e cartão do SUS.

O Papanicolau é um exame ginecológico de citologia vertical, feito em mulheres que tenham vida sexual ativa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) ele é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência neste público, sendo o quarto causador de mortes no país entre essas pessoas.

Para passar pelo exame, a paciente não pode realizar ducha interna no dia do exame, usar pomadas, cremes vaginais e ter relações sexuais nos três dias que antecedem a coleta. O ESF possui cadastro de 817 munícipes e espera-se que boa parte delas compareçam para o exame à Rua São Caetano, número 145, na Vila Nossa Senhora de Fátima. O telefone para contato é mais informações é o (14) 3382-1194.

Prefeitura Municipal


Fartura