“Viagem Literária” leva farturenses a reviverem contos e causos na Biblioteca Municipal

Cultura - Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021


“Viagem Literária” leva farturenses a reviverem contos e causos na Biblioteca Municipal

Foi promovido no município de Fartura a apresentação do programa “Viagem Literária”, na última terça-feira, 19 de outubro, em duas sessões, uma de manhã e a outra no período da tarde. Trata-se de uma forma de estímulo à leitura, sendo mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizado pela SP Leituras, em parceria com as prefeituras. O evento, que está em sua 13ª edição, promove a contação de histórias e encontros com escritores infanto-juvenis e adultos.

Realizado na Biblioteca Municipal Professor Roberto Moreira, a proposta, segundo o coordenador de Cultura, Bruno Souza, é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. As histórias populares ganharam a atenção de todos os farturenses que estiveram nas sessões, isso por mérito das contadoras de história e professoras Camila Signorini e Paula de Castro, especialistas em arte-educação e capoeiristas.

A contação de histórias, considerada diferenciada, foi ilustrada com brincadeiras, danças e ritmos percussivos. O evento era aberto ao público e todos os protocolos e cuidados sanitários foram seguidos para evitar a disseminação da Covid-19. O prefeito Luciano Filé esteve no local e falou da importância da realização. “Os contos e causos passam de geração para geração e são parte importante da nossa cultura popular”, enfatizou.

Estiveram no local, alunos dos dois períodos das Escolas João Batista de Oliveira e Professor Miguel de Góes Vieira, além de famílias farturenses. A Coordenadoria de Educação organizou a ida dos estudantes até à Biblioteca, apoiando a realização do programa. 

Bruno salientou que o “Viagem Literária” é promovido uma vez por ano nos municípios do interior e que espera que Fartura seja novamente contemplada no ano de 2022. O coordenador destaca que: “receber mais uma edição do Viagem Literária é um privilégio neste momento de retomada das atividades culturais”.

Prefeitura Municipal


Fartura