Resíduos cortantes e infectantes estão sendo descartados de forma irregular em Fartura

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 24 de Março de 2022


Resíduos cortantes e infectantes estão sendo descartados de forma irregular em Fartura

A equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente de Fartura junto a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura), alerta os moradores sobre o descarte que estão ocorrendo de forma incorreta de materiais cortantes e infectantes, principalmente os hospitalares.

Na manhã desta quinta-feira, 24 de março, trabalhadores da Coleta Seletiva encontraram materiais descartados de forma totalmente irregular. A Cooperativa orienta que este tipo de resíduo deve ser embalado de forma correta, dentro de caixas identificadas, ou garrafas pet e enviado ao Centro de Saúde ou unidade de Saúde de referência do morador, caso fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Já para o adquirido em órgãos privados, é necessário verificar com o fornecedor, farmácias ou hospitais particulares, como fazem a logística reversa desse tipo de material. “Resíduos assim não são de responsabilidade da Cooperativa”, informou a educadora ambiental, Isabela Mendes. A Coopera Fartura acionou a equipe da Vigilância Sanitária (VISA) do município para apurar as irregularidades, já que além de trazer riscos para os trabalhadores, contaminam os demais resíduos.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (14) 3382-1792, da Coordenadoria de Meio Ambiente, ou (14) 9.9675-5910, com Isabela Mendes.

Prefeitura Municipal


Fartura