Mutirão de Limpeza preserva ribeirão e dá exemplo de conscientização em Fartura

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 20 de Junho de 2022


Mutirão de Limpeza preserva ribeirão e dá exemplo de conscientização em Fartura

Muita gente não dá importância ou não tem consciência do quanto a preservação dos rios, é primordial para que a comunidade desfrute de água de boa qualidade. Em Fartura, inúmeras ações objetivando a conscientização, acontecem no decorrer do mês de junho, devido ao dia do Meio Ambiente, festejado em 5 de junho e envolvem vários segmentos. A programação foi elaborada pela Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente e, conta com parceria de vários órgãos.

No sábado, 18 de junho, uma ação chamou a atenção dos moradores. Tratava-se de um mutirão, que envolveu cerca de 60 integrantes do Grupo Escoteiro Pérola do Vale, realizado às margens do Ribeirão Pinheirinho, na altura dos bairros São Caetano e Jardim dos Ypês. Lobinhos, escoteiros, seniores, chefes e diretores, todos mostraram consciência e percorreram as bordas do rio, nas proximidades da ponte que dá acesso ao bairro São Caetano, recolhendo o lixo. 

Uma parte da equipe ficou encarregada de coletar material descartado próximo às ruas que dá acesso ao ribeirão. A engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, informou que a ação foi necessária, já que logo na primeira chuva, as águas poderiam ser novamente poluídas, devido a drenagem das águas pluviais. O material recolhido era composto principalmente por plásticos, animais mortos, embalagens de óleos lubrificantes, canos de PVC, dentre outros. 

O prefeito Luciano Filé também participou do mutirão. “Acompanhar este trabalho dos escoteiros nos dá muito orgulho, parabéns pelo exemplo”, destaca Filé. O Grupo Pérola do Vale-504/SP, iniciou as atividades em janeiro deste ano, na sede da Organização de Serviços e Atendimento ao Adolescente Farturense (OSAAF). A implantação conta com apoio da Prefeitura. 

Prefeitura Municipal


Fartura