De forma lúdica, 140 idosos aprendem sobre Estatuto da Pessoa Idosa

Assistência Social - Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022


De forma lúdica, 140 idosos aprendem sobre Estatuto da Pessoa Idosa

Cerca de 140 integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI), cadastrados pela Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, de Fartura, que compõem os grupos “Girassol” e “Anos Dourados”, participaram, de 10 de agosto a 1º de setembro, do Projeto intitulado “(Re)Conhecendo Meus Direitos”. O projeto foi criado pela estagiária Ana Letícia Gabriel, graduanda em Serviço Social pela UniFSP. No total, os grupos são compostos por 3 homens e 137 mulheres.

O Projeto foi apresentado em dois encontros com cada grupo e teve como objetivos, divulgar os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa; entender qual a autopercepção do idoso sobre o envelhecimento e o conhecimento da pessoa idosa sobre seus direitos na sociedade; e discutir sobre a importância dos direitos e suas expressões no cotidiano desta população. 

Dentre as atividades desenvolvidas nos encontros, estavam um jogo de Tabuleiro, que apresentava cartas com afirmativas sobre o Estatuto em questão, onde os participantes analisavam para verificar se eram falsas ou verdadeiras. "Muitos idosos possuem pouco, ou nenhum conhecimento sobre seus direitos então, buscamos com o projeto, desenvolver o conhecimento deste público sobre o envelhecimento, seus direitos fundamentais e como acessá-los, para que possam lutar ativamente para suas efetivações" apontou a estagiária.

“Tivemos um resultado incrível, os idosos já estão procurando os direitos, inclusive estão indo até o CRAS para solicitar a Carteirinha do Idoso, foi muito recompensador ver a alegria delas em conhecer os direitos e se unir para discutir sobre os temas”, destacou o coordenador de Bem-Estar Social e Promoção, Luís Ricardo Leme, o Caco.

 

#AssistênciaSocial #Idosos #CCI #Fartura #PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente 

Prefeitura Municipal


Fartura