Fartura leva Educação Ambiental até alunos da rede municipal de ensino

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022


Fartura leva Educação Ambiental até alunos da rede municipal de ensino

No dia 21 de outubro, teve início as ações de Educação Ambiental, do 4° bimestre, nos Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental no município, com o tema Reciclagem. As palestras e atividades são elaboradas pela Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente e Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (COOPERA Fartura), por meio da educadora ambiental, Maria Fernanda Batista Mazetto Louvison,

Em outubro, alunos das Escolas Professor Miguel de Góes Vieira e João Batista de Oliveira, assistiram a palestra sobre os tipos de materiais. Foi explicado como fazer o descarte correto na coleta seletiva, como os resíduos orgânicos podem ser compostados e usados em hortas, jardins, diminuindo o volume de resíduos levados ao aterro municipal. Posteriormente, aconteceram gincana nas duas escolas e os estudantes colocaram em pratica o que foi explanado durante a palestra e as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Também no mês passado, foi promovida palestra com os funcionários do CEI Nossa Senhora de Fátima, envolvendo o tema Sustentabilidade Compromisso de Toda Sociedade. Maria Fernanda ressaltou como cada pessoa no mundo é responsável pelos resíduos sólidos e orgânicos que produzem e como fazer corretamente a separação deles para a coleta seletiva. Houve atividade também no CEI Presbiteriano Independente, com as crianças do maternal e berçário, com apresentação da música “É Preciso Reciclar” e a apresentação de alguns materiais recicláveis e orgânicos.

Já na terça-feira, 8/11, a equipe esteve no CEI Idália Aparecida Gabriel de Paula. Houve apresentação lúdica aos alunos dos maternais. Maria Fernanda informou que até dia 05/12 acontecerão atividades diárias nos demais CEI, e também palestra dirigida aos professores da Educação Infantil do município.

A educadora ambiental informou que as ações, contam com o apoio dos estagiários da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente: Luana Fogaça, Carlos Henrique, engenheiro agrônomo: Bruno Pilegi, supervisionados pela engenheira ambiental: Nanubia Barreto. “Lembrando que o tema Reciclagem é muito importante, pois os resíduos sólidos e orgânicos quando descartados de maneira incorreta além da poluição ao meio ambiente, trazem também riscos à saúde humana, a fauna, a flora, as águas e ao solo, devemos ficar atentos quanto a separação do orgânico e reciclável e os dias que são coletados: segunda, quarta e sexta orgânico, terça e quinta reciclável”, conclui Maria Fernanda.

 

#MeioAmbiente #CooperaFartura #EducaçãoAmbiental #PMVA #MunicípioAgro #Prefeitura #CuidandoDaNossaGente 

Prefeitura Municipal


Fartura