Fartura adere a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Saúde - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022


Fartura adere a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

A Coordenadoria de Saúde de Fartura aderiu a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, de 21 a 26 de novembro. O objetivo é combater o Mosquito Aedes aegypti, com ajuda da população para eliminar os criadouros do mosquito.

O tema é campanha é “Todo Dia é dia de Combater o Mosquito”. Segundo o Estado, até meados de outubro, houve aumento de 184,6% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2021. Foram 909 óbitos confirmados em 2022.

Alguns fatores podem ter contribuído para esse aumento de casos de 2022, como as condições ambientais favoráveis, o acúmulo de água, altas temperaturas, chuvas.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

  • É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
  • Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos
  • quintais;
  • Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
  • Manter ralos e reservatório de geladeira sempre seco.
  • Vasilha de água de animais domésticos sempre limpos, etc...

 

Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um Serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

 

COLETA DE PNEUS

A Pasta promoverá a Campanha para Coleta de Pneus inservíveis, já que o local é propício para procriação do mosquito. O ponto de entrega é no antigo Matadouro Municipal, na estrada Vicinal Caieiras. A ação será até o dia 26/11. Para a entrega, basta procurar o morador do Matadouro para entregar os pneus das 8h às 16h.

 

#Dengue #Campanha #Fartura #Conscientização #ColetaPneus #Limpeza #Prefeitura #CuidandoDaNossaGente 

Prefeitura Municipal


Fartura