Na manhã de segunda-feira, 3 de dezembro, aconteceu a formatura dos alunos farturenses no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no ginásio de esportes “Mário de Andrade”.
O evento foi coordenado pelo cabo PM, Lúcio, que foi quem trabalhou as atividades do Proerd com alunos de 5º ano das escolas João Batista de Oliveira (Grupinho), Professor Miguel de Góes e Colégio Educacional de Fartura (Cefar). Ele ainda recebeu uma placa comemorativa em razão dos seus relevantes serviços prestados ao município.
Compuseram a mesa diretora da solenidade o prefeito Tinho Bortotti, capitão Tavera, sargento Álvaro, cabo Marco Aurélio, coordenadora de Educação, Jovana, supervisora Márcia, vereadores Decinho e Anderson, equipe das escolas em que os alunos estavam se formando no Proerd, além de diversos outros representantes do sistema educacional do município e de entidades municipais.
“Cumprimento o prefeito Tinho e em seu nome a todos os demais presentes, e faço questão de agradecer a essa importante parceria, pois precisamos de municípios parceiros para desenvolver nosso trabalho. Digo aos formandos que o Proerd não termina aqui hoje, muito pelo contrário, ele começa hoje, pois graça ao empenho de vocês, poderão passar o que aprenderam adiante, ajudando a salvar a vida de outros adolescentes. Tenha a Polícia Militar como parceira de vocês”, disse o capitão Tavera.
A coordenadora Jovana cumprimentou o prefeito Tinho e em seu nome agradeceu a todos os presentes, como as autoridades, alunos, pais, familiares e os professores. Ela lembrou que o Proerd funciona em Fartura há cerca de 20 anos e nesse tempo tem ajudado e muito na educação dos jovens a respeito dos males das drogas e de como se evitar entrar nesse mundo muitas vezes sem volta. Por fim ela disse que agora é hora dos pais ficarem mais atentos aos filhos, pois essa fase da adolescência gera curiosidade e o diálogo em casa é essencial.
O prefeito Tinho iniciou sua fala enaltecendo os diretores de escolas, de entidades e os professores que fazem um belíssimo trabalho no município, ajudando no dia a dia do desenvolvimento da cidade. Depois ele elogiou a equipe de pms do Proerd pela atuação no programa que evita que muitos adolescentes caiam no caminho errado. Ele também frisou que os pais têm uma responsabilidade ainda maior agora, os filhos estão crescendo.