Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Cultura - Sexta-feira, 19 de Março de 2021

Dia do Artesão é comemorado nesta sexta-feira (19/03)

Conheça um pouco sobre os projetos da Prefeitura, por intermédio das Coordenadorias de Cultura e Turismo, voltados para os artesãos do município de Fartura

Dia do Artesão é comemorado nesta sexta-feira (19/03)

Hoje é dia de quem produz tudo com amor e esperança por dias melhores. Arte é fazer o melhor com as próprias mãos! O dia do artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, o padroeiro da categoria.

A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo.

De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros e, naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

Em Fartura, a atual administração englobou em seu plano de governo projetos voltados aos artesãos. Por meio das Coordenadorias de Turismo e de Cultura, lançou um programa para mapeamento do trade turístico do município, o CADASTUR. Desta forma, os artesãos poderão se cadastrar.

Para a Prefeitura, além de ser fonte de renda, o artesanato representa um meio de expressão e a preservação da cultura local. O órgão informou que, através do mapeamento, poderá planejar políticas públicas voltadas ao grupo, assim como promover a valorização do produto turístico e criar rotas de turismo rural.

Dentre os projetos está ainda a disponibilização de uma sala no Museu Municipal, para exibição e comercialização dos produtos dos artesãos farturenses e credenciamento do “Caminho das Águas - Reflexão e Fé”.

Os interessados poderão solicitar seu registro junto à Coordenadoria de Turismo e a Cultura, preenchendo o formulário online, através do link: https://bit.ly/cadastro_artesao