Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

TURISMO - Terça-feira, 29 de Junho de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia do Pescador: Fartura celebra a referência na pesca esportiva

Município conta com o grupo Far Fishing Club que atrai integrantes de diversas partes do Estado de São Paulo; equipe de pesca esportiva destaca riqueza das águas da Represa de Chavantes para a criação de Tucunarés


Dia do Pescador: Fartura celebra a referência na pesca esportiva

O Dia do Pescador é comemorado hoje, terça-feira, 29 de junho, por ser Dia de São Pedro. O apóstolo pescador, que também é padroeiro deste público. O município de Fartura é referência na pesca esportiva de Tucunarés, estilo de pescaria que mantém vivos os exemplares pescados. As informações são dos integrantes do grupo Far Fishing Club. 

Os mais de 30 representantes da equipe residem em diversos municípios do Estado de São Paulo e promovem pescarias na Represa de Chavantes, considerada por eles o melhor local para esta modalidade de pesca.

De acordo com os fundadores Paulo Henrique Cola, que pesca há 15 anos, e Filipe Pedrassini, no esporte há quatro anos, o objetivo é preservar a espécie de Tucunarés na Represa.  A equipe pesca em caiaques e foi fundada há dois anos e meio. No entanto, as atividades do grupo estão reduzidas devido à pandemia de Covid-19.

“Temos uma grande riqueza e moramos no melhor lugar do mundo”, enfatiza Paulo Henrique. Eles pescam no trecho do Bairro Areias e também em outros locais. “Cada ano que passa a Represa tem mais peixes”, acrescenta Filipe. Ambos são unânimes em afirmar que: “Fartura está virando referência na pesca esportiva”.

O objetivo do grupo é fortalecer o Turismo, atraindo cada vez mais pescadores a esta modalidade, já que o Tucunaré é considerado o peixe embaixador da pesca esportiva. Paulo conta que eles usam iscas artificiais e que todos os animais ficam vivos durante e após a atividade. “Todos são devolvidos às águas”, salienta. 

Paulo informa que, desde quando foi fundado o Far Fishing, a equipe conseguiu atrair muitos pescadores que antes eram predadores e se conscientizaram da importância de manter os peixes vivos. “Alguns deles se tornaram instrutores de pesca e mudaram, assim, seu ramo de atividades, visando preservar as espécies e fomentar o Turismo”, destaca Paulo.

As mulheres também fazem parte do grupo. São cinco pescadoras que dão exemplos e chegam a pescar Tucunarés de 50 centímetros. Na Represa de Chavantes, segundo eles, já foram pegos peixes de até 60 centímetros, o que eleva o nome de Fartura no meio da modalidade. 

“Certa vez fomos pescar na mesma Represa, no entanto, do lado do Paraná, onde existe a pesca predatória, não conseguimos pegar nenhum peixe, o que prova que esse estilo de pescaria pode acabar com os Tucunarés do local”, conta Paulo. “Nosso foco é a preservação e alavancar o Turismo Esportivo, sempre preservando a espécie”, continua. Para eles, nunca a pesca esportiva foi tão visada, como agora. Quem quiser conhecer melhor o grupo Far Fishing Club pode acessar o link https://instagram.com/farfishing_club?utm_medium=copy_link 

 

Fartura trabalha a legalização da pesca do Tucunaré

Por meio de Projeto de Lei, a Prefeitura de Fartura, com o intermédio da Coordenadoria Municipal de Turismo, pretende regularizar a Pesca do Tucunaré Amarelo (Cichla Kelberi) e Tucunaré Azul (Cichla Piquiti) nas águas da Represa de Chavantes, dentro dos limites do município.

De acordo com André Bertoni, coordenador da Pasta, a meta é fomentar o Turismo de Pesca, reconhecendo o Tucunaré como integrante da fauna silvestre local.

Se aprovado o PL, será proibida a pesca profissional, predatória, processamento, comércio, estocagem e transporte de peixes da espécie Tucunaré Amarelo e Tucunaré Azul. Sendo permitida, no entanto, a pescaria esportiva (pesque e solte) e a pesca destinada ao consumo humano, que prevê a captura de apenas dois Tucunarés por pescador.

 

Coordenadoria de Turismo considera a pesca um dos alicerces do desenvolvimento turístico

Para a Coordenadoria de Turismo, a pesca é um segmento muito importante, capaz de gerar renda e alavancar a economia do município rapidamente, de acordo com André Bertoni. “Especialmente pelo potencial hídrico do município”, conclui. 

 

893 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 16:51:04

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.