Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quarta-feira, 07 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento das 08:00 às 17:00.

Quar
07/12
Chuva
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
14.0
Quin
08/12
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
14.0
Sext
09/12
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 19 °C
Índice UV
14.0
Sáb
10/12
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
14.0

Saúde - Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura entrega, de forma gratuita, próteses dentárias para idosos do Lar e eleva autoestima dos contemplados

Equipe de Saúde Bucal entregou cerca de 20 e objetivo é ampliar o projeto e levar as próteses para mais farturenses no ano de 2022


Prefeitura entrega, de forma gratuita, próteses dentárias para idosos do Lar e eleva autoestima dos contemplados

A equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Fartura, entregou nesta terça-feira, 7 de dezembro, as próteses dentárias, a idosos do Lar São Vicente de Paulo, que são pacientes atendidos pelo Centro de Saúde “Dr. Alécio Ravanelli”. 

Foram cerca de 20 próteses, que beneficiaram os internos do Lar. A equipe trabalha agora, na manutenção e nos ajustes. A ação foi idealizada pelas auxiliares de Saúde Bucal, Selma Roseli Del Corso Savela e Marta Maria Palmeira, que levaram a ideia ao prefeito Luciano Filé e ao coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira. 

Com o apoio do chefe do Poder Executivo, foi aberto o processo licitatório para aquisição. Para Filé, o projeto é importante, já que além de elevar a autoestima, a prótese devolve a mastigação e o bem-estar de comer com mais tranquilidade, como também de conversar e de poder sorrir. 

Com a regulamentação da compra, o projeto teve início e os idosos receberam as visitas da encarregada de Saúde Bucal, Dra. Késia Nochelli, do Cirurgião Dentista, Dr. Afonso Henrique e da equipe de auxiliares, Selma, Marta e Zilda Proença. Os idosos foram avaliados, caso a caso, para saber da necessidade de cada um e assim deu-se início as confecções dos aparelhos, pelo Laboratório vencedor da Licitação.

Dra. Késia relatou que as antigas próteses dos internos do Lar, encontravam-se em condições precárias, causando problemas gástricos. “Os idosos não conseguiam mastigar os alimentos corretamente, sem contar a baixa autoestima”, enfatiza. 

“A prótese dentária total é uma grande auxiliar para as pessoas que sofreram a perda de todos elementos dentários”, explica a encarregada. “Ela propicia uma adaptação a um novo modo de vida, além de aumentar a autoestima”, continua.

O envelhecimento populacional aumenta a ocorrência de problemas de Saúde como más condições de saúde bucal, que influenciam na saúde geral, como problemas de ordem nutricional e cardiovascular, entre outros. O uso de próteses dentárias exige que sejam bem conservadas, higienizadas sendo necessário o controle com profissionais da saúde bucal, como Cirurgião-Dentista, ou seja a supervisão será continua. 

Dra. Késia cita que a equipe pretende ampliar o projeto a partir do ano de 2022. A expectativa é que sejam entregues gratuitamente novas próteses odontológicas à população farturense, de acordo com a quantidade adquirida por certame licitatório da Prefeitura.

Equipe de Saúde Bucal após entrega aos idosos do Lar

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

1 Visualização

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 3,89

Versão do sistema: 2.0.0 - 02/12/2022

Portal atualizado em: 07/12/2022 17:21:53

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.