Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quar
17/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 07 de Abril de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Viveiro Municipal de Fartura investe na produção de mudas para doações

Órgão possui 8 mil mudas, divididas entre 20 a 30 espécies. Viveiro da Chácara Municipal tem por objetivo, além de preservar as nascentes existentes no município, atender a população, fornecendo espécies indicadas para a arborização urbana


Viveiro Municipal de Fartura investe na produção de mudas para doações

Com a urbanização, a sociedade tem sido afetada no que diz respeito à qualidade de vida e ao bem-estar. Preservar e integrar espécies vegetais no ambiente urbano tem sido sinônimo de sobrevivência. Dessa forma, os viveiros de mudas se apresentam como elemento essencial para a arborização urbana e a Prefeitura de Fartura investe na produção de mudas para doações. 

O Viveiro Municipal está localizado na Chácara, onde funciona também a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente. Lá estão sendo cultivadas mudas indicadas especialmente para a preservação das nascentes municipais e para a distribuição aos produtores rurais, que tenha interesse em reflorestá-las. A equipe informa que também dará início à assessoria técnica para produtores que desejam preservar as nascentes e fará o acompanhamento após o plantio.  

No Viveiro, podem ser encontradas as seguintes mudas: Aroeira Pimenteira, Ingá e Sanga d’Água, além de muitas outras. A Pasta informou que centenas já foram entregues a produtores rurais de Fartura, somente neste ano de 2022. No total são 8 mil mudas, divididas entre 20 a 30 espécies., disponíveis para doação. Os funcionários responsáveis pelo cultivo são Paulo Frederico e José Leonardo. 

A coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Garcia, informa que o Viveiro da Chácara Municipal tem por objetivo atender a população de Fartura, fornecendo espécies indicadas para a arborização urbana, como Oiti, Resedá, Ipê Rosa e Roxo. 

De acordo com a engenheira ambiental da Prefeitura, Nanúbia Barreto, atualmente é grande a demanda. “Fornecemos também mudas frutíferas, como Ameixa, Figo, Abacate, Manga, Acerola, Pitanga, Uvaia, Camu-camu, Araçá, Graviola, Goiaba e Amora”, informa. 

 

“Nasce uma criança, nasce uma árvore” 

O projeto “Nasce uma criança, nasce uma árvore” contempla com mudas de árvores do Viveiro, as famílias farturenses de recém-nascidos, que queiram plantar uma árvore, para que cresça junto com a criança. A Lei Municipal de número 1.415, de 08 de março de 2007, regulamenta a doação e já na maternidade, as mães devem ser orientadas sobre a Lei e têm até 90 dias para solicitar a muda de árvore. Em Fartura, nascem mensalmente entre 10 e 15 bebês.

A Coordenadoria fornece também mudas de árvores para plantar especificamente nas calçadas, casas, sítios, ou para reflorestar nascentes e minas. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Chácara Municipal ou pelo telefone (14) 3382-1792. 

771 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:40:50

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.