Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quin
28/03
Chuva
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 06 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha arrecada quase 4 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas em Fartura

Luciano Filé, prefeito de Fartura, prestigiou a Campanha e foi agraciado, juntamente com a coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Garcia, com um Certificado da Adiesp, reconhecendo que a gestão caminha na direção do desenvolvimento sustentá


Campanha arrecada quase 4 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas em Fartura

Na quinta-feira, 5 de maio, foi realizada mais uma Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura, com a parceria de empresas do ramo desses produtos, ocorrendo uma vez por ano. Quase quatro toneladas foram arrecadadas nesta edição.

O engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, organizou a ação, que este ano aconteceu na data em que se comemora o Dia do Campo. Todos os profissionais da Pasta colaboraram com o evento, que recebeu produtores de outros municípios da região, como Timburi, Tejupá e Manduri. Segundo a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, o evento visa colaborar com a logística reversa das embalagens, unindo todas as pontas responsáveis por este material, que são: produtor rural, empresas comerciantes, Prefeitura e Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiesp). 

O servidor Paulo Frederico informou que foram entregues 227 mudas de árvores frutíferas para arborização urbana e preservação de rios e nascentes, além de ervas medicinais. A Coopera Fartura, por meio da educadora ambiental, Isabela Mendes, orientou os produtores sobre os pontos de entrega voluntário; o que descartar nas caixas e as formas de armazenamento, principalmente de medicamentos de uso veterinário. 

Nanúbia e Maurício Teixeira Garcia explicaram aos produtores como instalar de forma correta, as fossas sépticas e mostraram um modelo em tamanho real de fossa. Também distribuíram panfletos com orientações sobre o tema. A ação contou também com parceria da Coordenadoria de Saúde, que promoveu ações de aferição de pressão arterial, orientações sobre hipertensão, diabetes, hanseníase e sobre a Dengue. A equipe realizou testes de HIV e Sífilis em todos os interessados. Também houve atendimento odontológico, com avaliação para prevenir o câncer Bucal e a equipe distribuiu escovas e cremes dentais aos participantes do evento.

A Prefeitura comemorou a participação e agradeceu a responsabilidade dos quase 90 produtores rurais participantes e das empresas: Cooperativa Agroindustrial (Capal), Comercial Vila Velha e CropFertil e a Adiesp, que permitiram o encaminhamento das embalagens, que deixarão de contaminar o meio ambiente e se transformarão em novos produtos plástico.

A Pasta de Meio Ambiente informou que até a manhã desta sexta-feira, 6 de maio, dois caminhões já haviam levado material para a central de triagem da Adiesp, localizada em Taquarituba e, acredita que no total, serão necessários outros seis caminhões para concluir a entrega das embalagens.

A devolução é obrigatória por lei para que os agricultores possam efetuar novas compras dos defensivos agrícolas, também conhecidos popularmente como agrotóxicos. O idealizador da campanha é o ex-vereador Joao Carlos Rizzo, juntamente com produtores rurais de Fartura. A coordenadora Patrícia Garcia, informa que essa ação tem o objetivo de preservar o meio ambiente, evitando a poluição pelo descarte inadequado destas embalagens no solo ou em rios, além de preservar a matéria-prima vinda das embalagens. A proposta tem, ainda, a meta de trazer saúde e orientação ao produtor rural.

450 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 28/03/2024 16:24:25

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.