Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

TURISMO - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Revitalizar: Parceria público-privada prevê revitalização de monumentos de Fartura

Objetivo é a aplicação de recursos do município e da iniciativa privada, em projetos que envolvam a revitalização de locais, monumentos ou prédios públicos, que possuam relevância turística em Fartura

Foi formulada e sancionada pelo Executivo Municipal, a Lei de número 2.641 de 24 de fevereiro de 2023, que institui o Programa Revitalizar. Vinculado às Coordenadorias de Turismo e de Cultura, o objetivo é a aplicação de recursos do município e da iniciativa privada, em projetos que envolvam a revitalização de locais, monumentos ou prédios públicos, que possuam relevância turística em Fartura.

Trata-se de mais um projeto pioneiro e, após deliberação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), foi definida a primeira ação do Revitalizar, que será a reforma e revitalização do portal de entrada da cidade de Fartura, situado na Avenida João Rocha de Andrade. Segundo o coordenador de Turismo, André Bertoni, o Conselho deliberou e, emitirá parecer favorável ao primeiro projeto, que deve ter início em breve.

Será realizado Chamamento Público e as Coordenadorias de Turismo e de Cultura, através de edital, identificarão os interessados em apoiar o Programa Revitalizar. Para a Prefeitura, trata-se de um grande avanço na área turística e cultural do município.

NOVA PRESIDENTE

No mês de fevereiro, aconteceu de forma online, a eleição para o biênio 2023/25 da nova diretoria do COMTUR, com a participação de representantes do Poder Público, da iniciativa privada e sociedade civil.

A então presidente, Carla Mirieli indicou o nome de Viviane Mendes Furtado para a presidência, que foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. Na sequência, foi nomeado pela presidente eleita, o nome de André Bertoni como 1º secretário. O COMTUR é composto pela presidente, um secretário e demais conselheiros.

“Nosso principal objetivo é continuar com os trabalhos da gestão anterior e fomentar o desenvolvimento turístico do município, ampliar cada vez mais a participação da comunidade junto ao Poder Público e tornar Fartura um município agradável aos visitantes e também para os moradores”, cita a presidente.

“Diversos projetos estão sendo desenvolvidos pela Coordenadoria do Turismo, devemos unir esforços para colocá-los em prática”, cita a presidente. “Tornar Fartura uma cidade turística, alavancando, desta forma, o comércio local, o que pode ser notado nos últimos eventos realizados como: Natal, RockInFar, Carnaval”, destaca Viviane.

QUEM É

Viviane é professora de História, formada pela Universidade Pública, aposentada e trabalhou por 30 anos na Educação Pública Estadual. Também é presidente do Grupo Assistencial às Meninas e Adolescentes – GAMA, onde, com a colaboração das técnicas, funcionárias, voluntárias e diretoria, está conseguindo realizar um trabalho de fortalecimento de vínculos e de convivências.

“Sempre falei aos meus alunos e alunas, da necessidade do envolvimento com a política pública, de conhecer e participar de uma forma ou de outra, conhecerem seus direitos e deveres para com a sociedade. Nada mais justo que dar o exemplo, para que percebam que podem ajudar na melhoria do município, mesmo não pertencendo ao Poder Público, o que não os impede de também querer ser um desses representantes”, enfatiza.

“Desde a eleição do COMTUR já começamos a pôr em prática o que nos propusemos, já aconteceram duas reuniões, em que aprovamos projetos que brevemente, poderão ser conhecidos pelos munícipes. Vamos trabalhar junto com a Coordenadoria do Turismo para uma Fartura sempre melhor”, conclui Viviane.