Fartura, quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023

Tânia Garcia: Transformando bonecas descartadas em tesouros restaurados

A artesã Tânia Garcia dá nova vida a bonecas esquecidas, resgatando-as do lixo e reutilizando peças em um gesto de amor pelo meio ambiente

Uma história inspiradora de resiliência, criatividade e sustentabilidade está sendo escrita pelas mãos talentosas da artesã Tânia Garcia de Fartura. Enquanto muitos podem ver bonecas esquecidas como meros objetos descartáveis, Tânia enxerga nelas um tesouro a ser resgatado.

Com um toque de maestria, Tânia empreende um processo meticuloso de higienização e restauração das bonecas que foram dispensadas no lixo. Ela cuidadosamente traz de volta à vida essas lindas bonecas que um dia foram queridas por crianças. Mas Tânia não está sozinha nessa missão; ela conta com a ajuda de Iveta Garcia, que confecciona roupas de crochê feitas à mão para vestir as bonecas restauradas.

O que torna o trabalho de Tânia ainda mais notável é o compromisso com a economia circular. Muitas das bonecas que ela restaura são coletadas na triagem da Coopera Fartura, cooperativa local de reciclagem. Em vez de permitir que essas bonecas se percam no lixo, Tânia as transforma em obras de arte únicas. "Reutilização e customização são parte fundamental da economia circular", afirma a educadora ambiental Fernanda Luvizon, da Coopera. "Temos o dever de evitar o desperdício e preservar nossa bela Terra. Cada boneca restaurada é um pequeno passo em direção a um mundo mais sustentável", cita.

Tânia não apenas demonstra sua habilidade artística como artesã, mas também seu compromisso com o meio ambiente. Ela se dedica a colocar novamente em uso objetos que seriam descartados e esquecidos. Seu trabalho é um testemunho inspirador de como um indivíduo pode fazer a diferença.

Para interessados em adquirir essas bonecas únicas por um valor acessível, ou apoiar o trabalho de Tânia Garcia, ela pode ser contatada pelo número (14) 9.9805-0319.