Fartura, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

Saúde de Fartura promove ações no Outubro Rosa

Campanha de conscientização destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

Saúde de Fartura promove ações no Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pelo movimento conhecido como Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em Fartura, a Coordenadoria de Saúde está promovendo uma série de ações para apoiar essa causa essencial.

Uma das iniciativas é a programação especial de coleta de Papanicolau, fundamental na prevenção do câncer de colo de útero. Para realizar a coleta é obrigatória a apresentação dos documentos como cartão SUS, CPF e RG.

ESF São Caetano

A enfermeira Amanda Marçal, do ESF São Caetano, informou que a coleta de Papanicolau pode ser feita às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, nos dias 3, 5, 10, 17, 19, 24, 26 e 31 de outubro. Além disso, no dia 7 de outubro, em conjunto com o Dia D da Campanha de Multivacinação, haverá coleta das 10h às 14h.

Centro de Saúde

No Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, a enfermeira Josiele Pussas também estará coletando o Papanicolau, no sábado (7/10). No dia 18 de outubro, das 13h às 20h, haverá uma coleta de exame preventivo em horário estendido, com salas temáticas de saúde da mulher e solicitações de exames de mamografia e ultrassom de mama, conforme critérios do Ministério da Saúde, com atendimento de enfermagem e da médica ginecologista.

ESF Vila de Fátima

No ESF Vila de Fátima, a enfermeira Isabela Rizzo coletará o Papanicolau no Dia D de Multivacinação (7/10), das 9h às 12h, e nos dias 10 de outubro, das 16h às 20h, além das segundas e quartas-feiras, às 13h, mediante agendamento.

ESF Bela Vista

O ESF Bela Vista também se junta à campanha, com a enfermeira Jacqueline de Oliveira Dognani realizando coletas durante o Dia D, em 7 de outubro, das 8h às 14h, e todas as segundas-feiras, às 14h. Além disso, o exame será coletado durante a atualização do Cadastro Único, no sábado, 21 de outubro, na unidade de Saúde.

É importante ressaltar que o Papanicolau é o único exame capaz de prevenir o câncer de colo de útero antes que a mulher sinta sintomas. Destinado a mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual, o procedimento é simples, rápido e indolor, sendo recomendado anualmente ou de acordo com a orientação médica.

Com essas ações, a Coordenadoria de Saúde de Fartura busca promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, contribuindo para a saúde e bem-estar das mulheres da comunidade.