Fartura, sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Direitos da Mulher - Terça-feira, 10 de Outubro de 2023

Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher: Fartura registra atendimento a mais de 30 mulheres vítimas de violência

No Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, o município de Fartura, não celebra, mas sim, chama a atenção para um problema que persiste mesmo em meio a inúmeras leis de proteção às mulheres no Brasil. Desde a abertura da Coordenadoria de Direitos da Mulher no município, em junho deste ano, mais de 30 mulheres já foram atendidas, orientadas e acompanhadas em situações de violência.

Enquanto o país lida com números alarmantes de casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, Fartura mostra que a conscientização e a prevenção são cruciais para salvar vidas. A coordenadora da Pasta, Sandy Reis, enfatiza que o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher é uma oportunidade para reforçar a importância da erradicação da cultura da violência contra as mulheres em todos os níveis da sociedade.

"Realizamos atendimentos, oferecemos orientações e mantemos o acompanhamento desses casos. Nosso objetivo é empoderar as mulheres e ajudá-las a sair de situações de abuso e violência. Não registramos denúncias administrativamente, mas encorajamos as vítimas a denunciarem por meio dos canais apropriados, como o 180, 190 e 181", ressaltou Sandy Reis.

De acordo com dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2023), os números são alarmantes. Em 2022, foram registrados 74.930 mil casos de estupro no país, sendo que mais da metade (56.820 mil casos) são estupros de vulneráveis, ou seja, crimes praticados contra menores de 14 anos.

Um aspecto particularmente preocupante é que meninas e negros são as principais vítimas da violência sexual. Do total de vítimas, 61,4% têm entre 0 e 13 anos de idade, e 10,4% têm menos de 4 anos. Além disso, os agressores das vítimas com 14 anos ou mais são, em sua maioria, conhecidos (77,2%), e 24,3% dos casos são de autoria de parceiros ou ex-parceiros íntimos.

Para quem precisa de orientação e suporte em Fartura, a Coordenadoria de Direitos da Mulher disponibiliza atendimento presencial no Paço Municipal, com entrada pela lateral pelo Setor de Tributos, e também por telefone pelo número (14) 3308-9324. Sandy Reis, a coordenadora, está disponível para oferecer apoio e orientações a todas as mulheres que buscam ajuda.

O Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher em Fartura é um lembrete de que a violência de gênero ainda é uma realidade persistente, e todos devemos unir esforços para erradicá-la, garantindo um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres.