Nesta semana a Prefeitura de Fartura, através da Coordenadoria de Educação, adquiriu livros do escritor farturense Renato Ribeiro Palma para compor o acervo municipal e fazer parte dos materiais de estudos das escolas.
Os títulos dos livros comprados foram: 1- Fartura em Fatos; 2 – Almanaque Farturense; 3 – Histórias que os Jornais nos Contam. Eles podem ser adquiridos também através do site: www.clubedeautores.com.br.
“Ele é cidadão farturense e fez um ótimo trabalho escrevendo livros sobre Fartura, pois é um resgate histórico para a nova geração que não viveu aquilo e também traz lembranças às pessoas que vivenciaram esses fatos. Hoje a Prefeitura adquiriu alguns exemplares para serem colocados nas escolas da cidade, para que os alunos possam pesquisar sobre Fartura”, disse a coordenadora de Educação, Jovana Leite.
Segundo o escritor, foram mais de sete anos de pesquisa para conseguir juntar material, escrever e lançar os livros. “Minhas pesquisas foram realizadas em diversos locais da cidade, entre eles: arquivos da Prefeitura, Câmara, Igreja, além de sites e outros arquivos públicos. Muitos fatos interessantes são narrados nos livros”, diz.
Ainda de acordo com Renato, os livros são separados em três volumes: “Fartura em Fatos conta a criação dos principais lugares da cidade, como praça, igreja, Escola Coronel Marcos Ribeiro, entre outros. O Almanaque Farturense fala de ícones do município, como ex-prefeitos, ex-vereadores, diretores de escola e locais como indústrias e unidades escolares. Já o Histórias que os Jornais nos Contam traz tudo que foi publicado em jornais sobre Fartura de 1878 até 1950, pretendo lançar o volume dois com publicações de 1950 até 2018 ainda no começo de 2019”, revela o autor.