Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quin
28/03
Chuva
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

COORDENADORIA MUNICIPAL ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SAMCA- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE CRIANÇA E ADOLESECENTE

COORDENADORIA MUNICIPAL ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SAMCA- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE CRIANÇA E ADOLESECENTE

COORDENADORIA MUNICIPAL ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SAMCA- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL DE CRIANÇA E ADOLESECENTE



Avaliar

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe


Descrição:

Quem pode solicitar/ quando solicitar: Residentes no município de Fartura e por determinação do Poder Judiciário e Conselho Tutelar.

Como funciona: O serviço de acolhimento é um serviço da Coordenadoria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social da Proteção Especial de Alta Complexidade, que oferece atendimento à crianças e adolescentes que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos e necessitam de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem. O serviço será oferecido em uma unidade com características residenciais em área urbana com no máximo 20 acolhidos, sua atuação será pautada em relações próximas ao ambiente familiar, o que favorece a autonomia dos acolhidos, sua interação social com a comunidade e oferece condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade.

Sua finalidade: O Serviço Municipal de Acolhimento de Criança e Adolescente instituído pela Lei Municipal Nº 2.418, de 23 de Outubro de 2020, no município de Fartura-SP. Na modalidade Acolhimento Institucional, como parte inerente da política de atendimento à criança e ao adolescente, vinculado à Coordenadoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Serviço de Acolhimento Municipal oferece atendimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.

Serviço de Acolhimento Municipal, na modalidade Acolhimento Institucional, constitui uma alternativa de atendimento às crianças e adolescentes condizente com os princípios, diretrizes e orientações estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas alterações, pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, pela Resolução Conjunta nº 01, de 18 de junho de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, e pelas Resoluções do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.


Requisitos:

Não Informado!


Serviço Online:

Sim


Telefone:

(14) 3382-3834


Celular:

(14) 9972-04898


E-mail:

samca@fartura.sp.gov.br


Local:

Endereço: Rua Maximiano de Andrade, 320 - Centro- Fartura-SP- 

E-mail: samca@fartura.sp.gov.br 

Telefone: (14) 3382-3834

Whatsapp: (14) 99720-4898

Responsável pelo serviço: Claudinei de Freitas Garrote/ Guardião do SAMCA


Período de Solicitação:

Não Informado!


Meios de Contato:

Não Informado!


Dia e Horário de Atendimento:

Não Informado!


Documentos Necessários:

  • Guia de Acolhimento emitida pelo Conselho Tutelar;
  • Encaminhamento pelo Juizado da Infância e Juventude acompanhada da Guia de Acolhimento Institucional (cf. Parágrafo III, I a IV, Art. 101 do ECA).


Prazo:

O serviço de acolhimento configura-se de forma ininterrupta 24 horas 07 dias por semana, envolvendo a participação de todos, inclusive os assistidos com atendimentos personalizados seguindo as etapas individuais conforme o fluxo de atendimento detalhados pela Proposta Político-Pedagógica do serviço.


Forma de Acompanhamento:

Não Informado!


Observações:

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO

FLUXO DE ATENDIMENTO

O atendimento à criança e adolescente acolhido compreenderá o seguinte fluxo:

  • Primeira etapa- Acolhida

Caracterizada pela escuta das crianças ou adolescentes, bem como do responsável pelo acolhimento, procurando identificar as necessidades pessoais daqueles, colhendo todos os dados possíveis, inclusive quanto à existência do registro de nascimento, para em seguida inseri-la no contexto institucional, ou seja, apresentação dos acolhidos conhecimento, do espaço e dinâmica institucional.    

  • Segunda etapa- Inserção nas atividades da instituição

 Compreende as atividades de cunho educativo voltadas para o resgate da autoestima, as relações interpessoais, incluindo prática desportiva cultural e outras que promovam o crescimento pessoal.

  • Terceira etapa- Estudo de caso – PIA

 Conhecer o histórico de vida da criança/adolescente através das informações com os agentes envolvidos no processo (conselheiros tutelares, saúde, educação, social, familiares, responsáveis etc.), para construção de uma “radiografia” da realidade, pré-requisito fundamental para uma intervenção adequada e eficaz.      

  • Elaboração do Plano Individual de Atendimento:
  1. Saúde: considerando todos os aspectos de saúde física e mental; consultas médicas realizadas, medicações, administradas etc.;
  2. Educação formal: inserção na escola, serie, dificuldades de aprendizagem observadas etc.;
  3. Cultura, lazer, espiritualidade, experiencias que possui, focos de interesse, formação espiritual;
  4. Relações familiares, afetivas e sociais;
  5. Aspectos jurídicos da situação da criança/adolescente.
  • Quarta etapa - Encaminhamentos

Consiste na inserção do obrigado nos serviços especializados de assistência social, jurídico, educacional e saúde. Ainda nesta etapa deverão ser buscadas parcerias para oferecer ao abrigado-adolescente a iniciação profissional que irá contribuir para aproximação do mundo do trabalho e o exercício da cidadania.

  • Quinta etapa - Trabalho com a Família

Busca envolvimento e a participação da família nos trabalhos realizados, visando seu comprometimento para a construção de soluções mais adequadas. Vale ressaltar a importância da realização de visitas domiciliares para compreensão da realidade familiar, respeitada a determinação judicial de suspensão do direito de visita. A participação das famílias aproxima os dois mundos: o da família e o da instituição.

  • Sexta etapa - Convivência Comunitária

Considerando que as crianças e adolescentes abrigados não estão privados de liberdade, é importante possibilitar sua participação e inclusão na vida comunitária, garantindo o mesmo direito de utilização dos serviços da rede como todo cidadão. Esse processo de participação permite a criança/adolescente um contato mais estreito com a realidade externa ao abrigo, evitando a alienação e o sentimento de estranheza da vida fora da instituição.

  • Sétima etapa -  Desligamento e Reinserção Sócio familiar

A preparação para o desligamento da criança/adolescente é fundamental para evitar longo afastamento do convívio familiar. Todos os esforços devem ser esgotados no sentido da reinserção sócio familiar. Caso não seja possível, cabe ao Guardião, ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público junto ao Juizado da Infância e da Juventude adotar as medidas judiciais previstas no ECA, promovendo a convivência com família substituta.

Convém ressaltar a flexibilidade do fluxo proposto, tendo em vista que algumas ações são realizadas concomitantemente, não necessariamente seguindo o fechamento da etapa anterior. Além disso, cada caso possui peculiaridades que influenciarão no fazer da equipe profissional do serviço.


Links Úteis:

Não Informado!

Órgão Responsável:

Não Informado!

Secretaria Responsável:

Não Informado!

Arquivos

Nenhum documento cadastrado!

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 28/03/2024 13:42:22

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.