Fartura, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Segu

Saúde - Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023

Fartura adere ao Plano de Mobilização Social para Controle das Arboviroses no estado

De 27/11 a 02/12, a população é convidada a participar da campanha de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em casa

A Coordenadoria de Saúde de Fartura está unindo esforços no combate às arboviroses ao aderir ao Plano de Mobilização Social para Ações de Controle dessas doenças no estado de São Paulo. Com a orientação da Secretaria Estadual da Saúde, a campanha visa engajar toda a população em uma ação simultânea para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa, que ocorrerá de 27 de novembro a 02 de dezembro, destaca a importância da participação ativa da comunidade para prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente em condições climáticas favoráveis à proliferação dos mosquitos.

A Coordenadoria de Saúde enfatiza a necessidade de uma força-tarefa coletiva, envolvendo sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas. A colaboração de todos é essencial para o sucesso da campanha.

Recomendações para Eliminação de Criadouros:

Verificar e eliminar água acumulada em vasos de plantas, pratos sob os vasos e pingadeiras.

Manter a caixa d'água bem fechada e realizar limpeza regularmente.

Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

Retirar objetos que acumulam água, como potes e garrafas, dos quintais.

Manter material para reciclagem em saco fechado e local coberto.

Check-list para Eliminação de Criadouros - Área Interna/Externa:

Vasos de Plantas: Verificar vasos, pratos e pingadeiras com condições de acumular água. Eliminar água acumulada.

Pia: Verificar vazamentos que possam acumular água. Eliminar o vazamento e manter o ralo vedado.

Ralos no chão: Verificar ralos, inclusive sob a pia, e tampá-los com plástico, se não forem do tipo abre e fecha.

Bandeja externa de geladeira: Verificar acúmulo de água, limpar e manter seca.

Filtros de água e outros recipientes com água: Verificar filtros, eliminar água acumulada e manter recipientes secos.

Banheiros - Vaso Sanitário: Manter tampado ou, na falta de tampa, usar um saco de lixo, prendendo-o com fita adesiva, se estiver sem uso.

Ralos: Verificar ralos no Box, chão e sob o lavatório. Manter tampados se estiverem sem uso.

Caixas de descarga: Verificar caixas de descarga, tendo cuidado especial com a tampa. Se faltar a tampa, vedar com plástico e fita adesiva.

Área de Serviço - Tanque: Verificar vazamentos que possam acumular água. Eliminar o vazamento e manter o ralo tampado com tampa própria se estiver sem uso.

Ralos no chão: Verificar ralos, inclusive sob o tanque, e tampá-los com plástico, se não forem do tipo abre-fecha.

Vasos de Plantas: Verificar vasos, pratos e pingadeiras, com ou em condições de acumular água. Eliminar água acumulada.

A população de Fartura é convidada a cooperar ativamente, garantindo o sucesso da campanha e contribuindo para um ambiente mais saudável e livre de mosquitos transmissores de doenças. O engajamento de todos é fundamental nesse esforço conjunto.