Fartura, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021

Saúde de Fartura montará Banco Municipal de Doadores e convoca pessoas para novas doações de sangue

“Seja um doador, ajude a salvar vidas” é o slogan da campanha; as coletas serão realizadas no Hemocentro de Botucatu, no próximo dia 25 de setembro, desde que seja formado um grupo de 30 pessoas

A Coordenadoria de Saúde de Fartura está convocando novos doadores de sangue. Os interessados e que se enquadram no perfil podem realizar o cadastro e agendar a data da doação, prevista para o próximo dia 25 de setembro, sábado.

O coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, informou que será criado um Banco Municipal de Doadores e que as coletas serão realizadas no Hemocentro de Botucatu. Para agendamento os farturenses devem procurar o Centro de Saúde e falar com Milene Costa. A viagem acontecerá assim que um grupo de 30 pessoas seja formado. Caso haja lista de espera, novas turmas serão organizadas, inclusive para doação de medula óssea.

Há informações que os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão em níveis críticos e necessitam de doações de todos os tipos sanguíneos. Moradores de Fartura são atendidos no local, diariamente.

A doação não expõe a pessoa a nenhum risco, pois todo material é descartável; há a liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre cada indivíduo.

O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, são reforçados os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos. Vale lembrar que até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio da Covid-19 via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até́ 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.

Acompanhe abaixo esclarecimento das principais dúvidas para se tornar um doador: