Fartura, quarta-feira, 07 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021

VISA já vacinou mais de 1,3 mil animais contra a Raiva

Dose são enviadas pelo Governo de São Paulo e já foram aplicadas em 1.339 cães e 327 gatos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9402

VISA já vacinou mais de 1,3 mil animais contra a Raiva

A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, já vacinou este ano, 1.339 animais contra a Raiva. As informações são do supervisor do setor, Mauro Bueno. No total, foram imunizados 1.339 cães e 327 gatos.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, sendo causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, passando para as glândulas salivares, de onde se multiplica e contamina outros pets. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

O objetivo da equipe é impedir que a doença se propague. As doses são enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo e assim que chegam ao município, são aplicadas nos animais. O supervisor Mauro, esclarece que a VISA vai até as casas, vacinando os animais que ainda não foram imunizados e que não haverá as tradicionais campanhas comunitárias, devido ao risco de contagio pelo Coronavírus.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo (14) 3308-9402.

*Balanço de atividades realizadas em novembro*

A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, apresentou novo balanço sobre as atividades realizadas no mês de novembro. Mauro Bueno informou que foram inspecionados 109 estabelecimentos sujeitos a Vigilância Sanitária e 46 do ramo de alimentos.

A VISA verificou, ainda, 40 empreendimentos de derivados de tabaco e recebeu cinco denúncias, sendo que todas foram atendidas. A VISA promoveu 13 atividades educativas para o setor regulado (Covid-19); além de efetuar a exclusão de dois cadastros de estabelecimento e oito licenciamentos.

O Setor trabalhou na regulamentação de três estabelecimentos de serviço de alimentação e elaborou quatro cadastros. Mauro lembrou que a VISA também analisou e aprovou um projeto básico de arquitetura.

*Disk Denúncia*

Mauro lembra que o Disk Denúncia Combate ao Coronavírus segue ativo e funciona 24 horas por dia, pelo número (14) 9.9673-1090. O canal mantém o atendimento de delações sobre irregularidades.

Vacinação imuniza contra a Raiva

1 Visualização