Fartura, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Chuva

Saúde - Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022

Saúde Ocular: Unidade Móvel da Unesp atenderá demanda de Oftalmologia em Fartura

Objetivo é atender 150 pacientes que estão na fila de espera de encaminhamentos para a Unesp. Prioridade será para as guias mais antigas dos moradores e, para os casos que requerem maior atenção, devido à gravidade

A Unidade Móvel de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), estará novamente no município de Fartura, na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, na EMEF “Professor Miguel de Góes Vieira”. O objetivo é atender 150 pacientes que estão na fila de espera de encaminhamentos para a Unesp. Esta é a segunda etapa do atendimento. Em dezembro, 147 pacientes já foram atendidos pela Unidade.

A prioridade, segundo a Prefeitura, novamente será para as guias mais antigas dos moradores e, para os casos que requerem maior atenção, devido à gravidade. A Pasta entrará em contato, previamente, com os farturenses que aguardam as vagas da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), para consulta Oftalmológica.

“Serão 150 atendimentos e os agendamentos serão por contato telefônico da equipe de Saúde, para prioridade médica e com mais tempo de espera”, acrescenta o coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira.

A Prefeitura informa que a meta da Coordenadoria de Saúde, é reduzir a demanda, que aumentou devido à pandemia de Coronavírus. A fila de supera 300 pacientes, enquanto que mensalmente, apenas três são chamados para atendimentos na Unesp.

Para Luís Renan de Oliveira, o projeto oferece atendimento de qualidade para pessoas que não têm condições de se deslocar a um hospital especializado e o conforto da consulta ser realizada em Fartura, onde o paciente reside. “Nossa meta é zerar a fila de espera, se for necessário, promoveremos outras etapas de atendimento”, enfatiza Renan.

A Unidade Móvel é composta por seis médicos e uma auxiliar de enfermagem e conta com equipamentos de última geração, o que aponta a precisão dos diagnósticos. Após a avaliação completa do paciente, é tomada a decisão quanto a conduta terapêutica, prescrição de lentes corretoras e tratamento medicamentoso.

Os casos considerados com necessidade de acompanhamento clínico especializado ou conduta cirúrgica são encaminhados diretamente ao ambulatório específico do serviço de oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Projeto de extensão permite a médicos e residentes ampliar sua fronteira de atuação.

A unidade móvel é equipada com aparelhos oftalmológicos que permitem o exame ocular completo capaz de detectar doenças como glaucoma, catarata, entre outras e que também inclui o exame de refração, voltado à prescrição de óculos. Atua no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oculares.

#PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente #Saude #Oftalmologia