Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fartura, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Atendimento Atendimento: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quar
27/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 17 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Saúde - Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Atenção pais: Saúde Bucal orienta sobre cuidados com as crianças na volta às aulas

Cárie, sapinho, mão-pé-boca, estomatite e outras infecções são comuns nessa fase de volta às aulas


Atenção pais: Saúde Bucal orienta sobre cuidados com as crianças na volta às aulas

A equipe de Saúde Bucal de Fartura orienta os pais do município quanto ao retorno às aulas. Algumas crianças irão pela primeira vez passar a frequentar a escolinha, e a verdade é que o coração das mamães em adaptação também começa a se desesperar com tudo que pode acontecer, principalmente com as infecções possíveis. A encarregada Dra. Késia Nochelli orienta, principalmente, para os pais de crianças, que estão em período integral em creches, é muito importante manter a rotina de higiene de forma adequada. 

 

Mas, como manter a higiene bucal na volta às aulas? 

A emoção do primeiro dia de aula. A criança está linda e bem arrumada com uniforme limpinho. No entanto, ela entra para a sala de aula e começa: mão no chão, mão na boca, boca na chupeta do coleguinha, mão na boca de novo, papel na boca, pega lanche do amiguinho… E assim vai. 

O coração da mãe pira, principalmente ao imaginar tudo o que pode acontecer. Quantas não gostariam de ser uma mosquinha para poder ver exatamente o que os pequenos fazem e assim ajudar a minimizar possíveis contágios de infecções que surgem ao escaparem de algumas regrinhas de higiene. Mas é possível estimular que elas mantenham os bons hábitos. 

Além de sempre lembrar as crianças de lavarem as mãos, usar máscaras, é importante separar junto com o material escolar e os lanches a escova de dente, o creme dental e uma toalhinha. Procure pela escova adequada à idade de seu filho e que, também, seja interessante para ele, com personagens ou de sua cor favorita, por exemplo. Assim, ele estará mais propenso a querer mostrar para os amigos e se lembrar de usar. A Organização Mundial da Saúde estima que a incidência de cáries em crianças na idade escolar é de 60% a 90%.  Nessa fase o consumo de doces é maior e, mesmo as crianças que não têm o hábito de levar em suas lancheiras as chamadas “besteiras”, muitas vezes acabam comendo da lancheira dos amiguinhos, por exemplo.

Outro ponto que torna essa incidência alta é que nem sempre a higiene realizada pelos pequenos é tão efetiva. “Em casa é possível supervisionar mais de perto como a escovação foi feita, mas com a volta às aulas nem sempre isso é possível. Portanto, mantenha sempre em dia as visitas ao dentista”, salienta Dra. Késia. 

O dentista poderá realizar a limpeza semestralmente, aplicar flúor de acordo com a idade e tomar as atitudes necessárias para estabelecer qual o tratamento necessário, sobretudo irá orientar sobre as melhores práticas para os cuidados com a boca. Mantenha o check-up em dia para que os dentes das crianças se desenvolvam da melhor forma.

Em Fartura, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, são distribuídas senhas para atendimentos no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9400.

 

 

395 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2024

R$ 4,30

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 16:34:57

Prefeitura Municipal de Fartura - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.