Fartura, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (14) 3308-9300

Saúde - Terça-feira, 02 de Maio de 2023

Coordenadoria de Saúde faz alerta contra a dengue

São 28 casos positivos, 29 negativos e 6 suspeitos. Picos da doença acontecem a cada dois ou três anos e a Vigilância Epidemiológica de Fartura, pede atenção, já que o último surto foi em 2019

A Coordenadoria de Saúde de Fartura informa que os casos de dengue estão aumentando no município e pede o apoio da população para evitar criadouros do mosquito aedes aegypti, causador da doença. Atualmente são 28 casos positivos, 29 negativos e 6 suspeitos.

A Pasta orienta que os números de pessoas infectadas dispararam em todo o Brasil. Em comparação com o mesmo período de 2022, o aumento é de 50%. Os picos da doença acontecem a cada dois ou três anos e a Vigilância Epidemiológica de Fartura, pede atenção, já que o último surto foi em 2019. “É um ano de maior preocupação”, relata o órgão.

Preocupação: Com mais gente doente, corre-se o risco de hospitais e unidades de Saúde lotados. Observa-se que após a Covid-19 a população apresenta sequelas da doença, imunidade prejudicada, o que preocupa ainda mais quando se pensa em dengue. Trata-se de uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta e, também das comorbidades de cada pessoa.

Sintomas: Febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular são sintomas comumente relatados por quem contrai dengue ou Covid-19, de forma que pode ser difícil diferenciar as duas doenças, por isso a importância de se procurar um profissional da saúde logo no início dos sintomas para uma correta avaliação e medicação dos sintomas.

Automedicação: A automedicação se torna especialmente perigosa com relação à dengue. Por isso a importância de se procurar as unidades de Saúde logo no início dos sintomas. Para que a equipe de controle de endemias e agentes de saúde possam agir o quanto antes, nos casos de dengue, realizando os bloqueios dos arredores da residência dos suspeitos/positivos.

Para ajudar, todos devem eliminar os criadouros do mosquito. Acompanhe na galeria de imagens: